Silwan Abbassi*
Brasília – A Energy City do Catar, área projetada para concentrar investimentos na área de energia no país árabe, colocou terrenos à disposição de investidores públicos e privados. Avaliado em US$ 2,6 bilhões, o local do projeto é dividido em sete setores comerciais e quatro residenciais.
A cidade fica ao norte de Doha, perto da cidade de Lusail e da nova sede da companhia petrolífera Qatar Petroleum. A vinte minutos do Aeroporto Internacional de Doha, a Energy City faz parte do projeto de Lusail, uma extensão da capital do Catar. As informações são do jornal árabe Al-Sharq Alawsat.
O objetivo do projeto é concentrar grandes companhias do setor de energia e atrair investimentos de companhias internacionais especializadas na produção de hidrocarbonetos, oferecendo uma oportunidade de investimento com alto lucro e baixo risco aos investidores em potencial.
A Energy City vai atender às necessidades de recursos comerciais, técnicos e humanos de companhias petrolíferas internacionais e nacionais, e vai também fornecer serviços de suporte, operações de transporte e comércio.
Esse centro comercial do setor de energia terá escritórios de padrão internacional e um novo centro comercial especializado em contratos relacionados a energia futura, produtos e derivados.
Com mais de 20 mil funcionários, a cidade será um centro intelectual para as companhias de petróleo e gás natural da região. A cidade terá um alto nível de eficiência, através de alianças estratégicas com empresas líderes no setor de TI.
Desde o anúncio da construção e inauguração da cidade, o Catar tem sido alvo do interesse de investidores em potencial e de companhias imobiliárias do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), que inclui o Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
A Energy City do Catar será um grande pólo de energia mundial, servindo como sede para as grandes companhias do Oriente Médio na cadeia de valor de hidrocarbonetos. A cidade será o primeiro centro empresarial do Golfo a atender exclusivamente às necessidades comerciais, técnicas e de recursos humanos das indústrias de petróleo e gás natural que operam na região.
Conselho Administrativo
O Conselho Administrativo Internacional da Energy City do Catar é formado por membros de diferentes regiões geográficas, todos especialistas em seus respectivos campos. São eles: Richard H. Matzke (Estados Unidos), Bernard de Combret (França), Henri Philippe Reichstul (Brasil), Harald Norvik (Noruega) e Simon Tay (Cingapura).
O economista e consultor internacional Henri Phillippe Reichstul ocupou diversos cargos de destaque na América do Sul e no governo brasileiro. Ele foi presidente do Instituto de Planejamento Econômico e Social do Brasil e presidente da Petrobras, companhia de petróleo e gás que lidera exploração de petróleo em águas profundas.
Contatos
Energy City Catar – Centro de Vendas
E-mail: info@energycity.com
Tel: (+974) 436-0111
Fax: (+974) 436-0222
O Centro de Vendas funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Um atendente vai responder à sua solicitação dentro de 24 horas.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum