Geovana Pagel
São Paulo – Mais de 400 investidores nacionais e internacionais participam do Espaço Brasil, que será inaugurado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, às 14h40 desta segunda-feira. O espaço, criado pelo governo federal para apresentar oportunidades de investimentos e negócios, acontece paralelamente à 11ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).
O espaço de 1.380 metros quadrados hospedará representações de ministérios e empresas estatais incumbidas de apresentar seus projetos à iniciativa privada. Durante o evento, os ministros mostrarão os projetos relativos às suas pastas, como as Parcerias Público- Privadas (PPP), a nova política industrial do governo e as oportunidades no agronegócio, no setor energético e na Zona Franca de Manaus.
De olho no Oriente Médio
A fabricante de biscoitos Bela Vista é uma das quatro empresas brasileiras presentes no estande da Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex). A empresa paulista, que exporta seus produtos há mais de 10 anos, quer intensificar as vendas para o Oriente Médio em 2004.
"Enviamos um contêiner de biscoitos para o Líbano no ano passado. Agora nosso objetivo é conseguir um representante local que a atenda toda a região", conta Alexandre Cassettari, gerente de exportação da Bela Vista.
De acordo com o gerente, 80% dos distribuidores internacionais da empresa são árabes que vivem em outros países do mundo. "Prova da continuidade da tradição árabe de trabalhar com especiarias e alimentos", avalia.
Cassettari conta que o Oriente Médio é a região que mais tem rendido contatos nas feiras internacionais. "Nós vemos os países árabes como grandes parceiros, ainda para este ano", garante.

