São Paulo – O Esporte Clube Sírio, clube sociocultural e esportivo de São Paulo fundado pela colônia árabe, vai celebrar os 19 anos de atividades do seu Núcleo de Cultura Árabe com uma série de atividades, entre elas jantar para convidados, exposição de réplicas de peças sírias antigas e lançamento de livro.
O jantar será voltado para 150 convidados nesta quarta-feira (25), às 19 horas, na sede do clube, no qual estão confirmadas as presenças do presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi, do ex-presidente do Brasil, Michel Temer, do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, além de outros diplomatas árabes e demais personalidades de destaque desta comunidade no Brasil.
Na mesma noite, será lançado o livro “Síria, 12.000 a.C. – 2.000 d.C. : Culturas, Civilizações, Estados, Reinos e Impérios”, de autoria de Ayman Esmandar, artista e historiador sírio que vive no Brasil desde 2013 e foi professor de História da Arte e História Antiga na Universidade de Damasco, no seu país de origem.
Segundo o Esporte Clube Sírio, a publicação celebra a rica memória de um país que, apesar de não possuir dimensões continentais, se agiganta na história com tantos filhos importantes, imperadores, papas, descobridores e inventores em áreas como alfabeto, astronomia, química, medicina, filosofia e outros.
A exposição apresentará réplicas de peças sírias antigas importantes, cujas originais encontram-se em vários dos principais museus do mundo. Serão 30 painéis com a história da Síria. A mostra poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre o horário das 9h até 18h, a partir da próxima quinta-feira (26) até o dia 12 de outubro. Ela é aberta para visitação do público em geral.
Núcleo de Cultura Árabe
O Núcleo de Cultura Árabe do Esporte Clube Sírio foi fundado em março de 2005 e promove ações para promover e divulgar a cultura árabe, com palestras, aulas de língua, escrita e dança árabes e exibições de filmes. Ao longo de sua existência, foram realizadas mais de 100 iniciativas. Já a fundação do Esporte Clube Sírio é de 1917, com uma estrutura atual de serviços de lazer, culturais e de esportes.
Leia também:
Sírio constrói carreira artística no Brasil