São Paulo – O mundo árabe marcou presença no primeiro dia da maior feira supermercadista da América do Sul, a Apas Show, nesta segunda-feira (07), em São Paulo. O estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira trouxe vinte e cinco empresas de quatro países, Egito, Emirados Árabes Unidos, Sudão e Líbano. A Tunísia foi representada pela embaixada, com produtos como azeite de oliva, cuscuz e tâmaras.
O encarregado de assuntos econômicos da embaixada tunisiana, Mohamed Amin Sayeb, está otimista com a possibilidade de trazer os produtos tunisianos para o mercado brasileiro. “A Tunísia é hoje o maior produtor de azeite de oliva do mundo, com 280 mil toneladas no último ano.” Ele disse que a tâmara deglet nour é diferente da produzida nos Emirados, por exemplo, por ser mais doce e ter a carne translúcida. “São Paulo é um grande mercado e há grande expectativa para a venda dos nossos produtos aqui”, disse.
Entre os egípcios, que trouxeram treze empresas, estava o diretor de exportações da Greenland, Mohamed Wahab. Sua empresa produz sucos industrializados e queijo feta (de cabra) em pasta, embalado em caixinhas que parecem com as de creme de leite que existem no mercado brasileiro. “Já exportamos para 60 países no mundo, estamos aqui pela primeira vez e esperamos encontrar distribuidores para os nossos produtos”, disse Wahab.
Heba Soheil, gerente de feiras do Food Export Council do Egito, órgão governamental que trouxe as empresas do país junto com a Câmara Árabe, se surpreendeu com o tamanho da feira. “Temos empresas de azeitonas e azeite de oliva; pretzels salgados e doces; ervas e especiarias; produtos derivados do leite e aditivos alimentares.” Algumas destas já exportam para o Brasil, principalmente as que trabalham com azeite e azeitonas.
Em cooperação com a Câmara Árabe, as empresas egípcias têm reuniões agendadas e haverá o Encontro Empresarial Brasil Egito na quinta-feira (10), na sede da Câmara Árabe. “Falaremos com supermercados e empresas de importação; estou muito otimista, é nossa primeira vez na Apas Show e este é um mercado muito importante que queremos conquistar”, pontuou Soheil. Segundo dados do Food Export Council, a importação de produtos egípcios vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Somente no setor de comidas processadas, passou de US$ 2,2 milhões em 2011 para US$ 24,2 milhões em 2017.
A Dubai Exports trouxe dez empresas para a Apas Show este ano, sendo seis de alimentos, duas de perfumes e duas de embalagens. A especialista em exportação da Dubai Exports, Zilda Rosa, avalia a parceria de anos com a Câmara Árabe como um grande sucesso para ambas as partes. “A Câmara Árabe é quem mais entende de mundo árabe no Brasil, o estande está muito bonito, a aceitação dos produtos está muito boa, acredito que a feira vá ser um sucesso”, disse.
Segundo ela, a ideia inicial era trazer apenas amostras dos produtos, mas ela convenceu os representantes das empresas a virem junto com ela do emirado (Rosa fica baseada em Dubai). Christian Bilodeau, diretor de vendas regional da Chocodate, marca de doces à base de tâmaras com chocolate, contou que a marca participou da Apas Show no ano passado somente com a representação da Dubai Exports e não conseguiu distribuir seu produto no País. “Este ano, eu vim para fechar negócio, estou otimista”, ressaltou.
O diretor geral da Hunter Foods, também de Dubai, Ananya Narayan, trouxe a marca pela primeira vez para a Apas Show. “Vendemos snacks saudáveis, sem conservantes ou aditivos; alguns são fritos à vácuo, mas são ingredientes puros, vegetais de verdade, acrescidos de apenas óleo e sal, e os nutrientes permanecem no alimento”, explicou. Há uma variedade de salgadinhos de arroz, legumes como abóbora, beterraba, cenoura e até quiabo. “Queremos trazer nossos produtos para o Brasil e também queremos levar produtos brasileiros para o Oriente Médio, como açaí, castanha do Brasil, frutas secas. Estamos aqui para aprender, exportamos para cerca de trinta países e queremos que o Brasil seja o próximo destino de nossa empresa”, disse Narayan. Rosa contou que há uma expectativa grande para a feira e que há várias reuniões agendadas com grandes supermercados, como Zaffari, Pão de Açúcar e Empório Santa Luzia.
Ao longo da semana, as empresas estarão no estande da Câmara Árabe para demonstrar seus produtos e se reunir com potenciais distribuidores brasileiros. O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, disse estar muito bem impressionado com o que viu no primeiro dia. “O estande está bastante movimentado, está cheio o tempo todo, e eu dei uma volta pela feira e não está assim em todo lugar; então as perspectivas são boas, acredito que estamos no caminho certo para facilitar ainda mais as relações de comércio entre o Brasil e os países árabes aqui presentes”, finalizou.
Leia também reportagem da ANBA sobre a abertura da feira.
Serviço
Para mais informações sobre a feira acesse o site www.apasshow.com.br
Estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Rua G-11 – Pavilhão Branco
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – São Paulo