Isaura Daniel
São Paulo – O estilista Leonardo Chiasso pretende abrir uma loja no mundo árabe. A decisão foi tomada após ele constatar o sucesso das suas peças na Motexha Autumn, feira de moda que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e que está em seu terceiro dia. Chiasso participa da mostra em um estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB). "Estou com o produto certo no lugar certo", afirmou Chiasso à ANBA.
De acordo com o estilista, as mulheres que circulam pela feira estão "fascinadas" pelas peças. "Elas querem levar na hora", conta. Os vestidos estão sendo apresentados diariamente em um desfile que ocorre dentro da Motexha. Na segunda-feira foram mostrados dez modelos e ontem mais dez. Chiasso conta que logo após o desfile, o público, principalmente feminino, toma o estande. "A feira é uma vitrine para os meus produtos", diz.
Chiasso afirma que nestes dois dias de feira já conversou com pessoas interessadas em travar uma parceria. A intenção do estilista é justamente abrir uma loja em conjunto com algum empresário local. Leonardo Chiasso se diz satisfeito com os contatos realizados até agora. Ele já vende seus produtos em lojas de grifes da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait, Líbano e Egito, que respondem por 40% das suas exportações. As vendas, porém, são feitas por meio dos showrooms da marca em Paris e Milão.
Botas para o Irã
Ao lado de Chiasso, outras empresas brasileiras fabricantes de calçados e acessórios integram o estande organizado pela CCAB e já estão começando a colher os primeiros frutos da participação. O diretor comercial da Agaefe Indústria de Calçados, Henrique Martins Ferreira, que participa da mostra representando a Agaefe e a Sandálias Giovanna, está negociando a venda de três mil pares de calçados para um empresário do Irã, que não é um país árabe. De acordo com Ferreira, a venda está quase fechada. O empresário iraniano é distribuidor de produtos e varejista e está interessado em botas em nobuck da Agaefe.
"A feira está nos surpreendendo", afirma. Ferreira já fez cerca de 25 contatos que podem render negócios futuros. A maioria dos empresários com os quais ele se encontrou são do Paquistão, Irã e Dubai. Os calçados que mais estão chamando a atenção, de acordo com o diretor comercial, são os tênis e as botas adventure com solado de borracha e cabedal em nobuck.
CCAB
De acordo com o gerente de relações internacionais da CCAB, Fadley Fattah, aumentou o fluxo de visitantes no estande brasileiro no segundo dia de feira. Fattah afirma que o espaço da Câmara Árabe foi procurado por cerca de 20 empresas interessadas em informações sobre produtos brasileiros, inclusive de outros segmentos, como cosméticos e alimentício. "Há muitos varejistas da Arábia Saudita, Omã, Catar e Emirados Árabes Unidos", afirma.
A Motexha Autumn começou na última segunda-feira e segue até amanhã (15). Nesta edição estão participando da mostra 190 expositores de 26 países. É a primeira vez que a CCAB participa da Motexha, que é a maior feira do segmento no Oriente Médio.

