São Paulo – Empresários brasileiros poderão entender melhor o mercado de calçados dos Emirados Árabes Unidos e saber o que pensam lojistas, formadores de opinião e consumidores do país árabe a respeito do calçado nacional. A consultoria internacional Glasgow Consulting Group fez um levantamento junto a esses segmentos nos Emirados por encomenda da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e vai apresentá-lo neste mês.
A primeira exposição acontecerá em Franca, cidade paulista que é polo na produção de calçados, no dia 21 de março, e a segunda em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, região que também reúne indústrias da área, no dia 23 de março. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de março, segundo a Abicalçados. Vishal Pandey, da Glasgow, que é dos Estados Unidos, fará a palestra em inglês. Também a Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai apresentar uma análise sobre o mercado árabe.
A Abicalçados e a Apex levam adiante juntas o Brazilian Footwear, projeto de promoção dos calçados brasileiros no exterior, que a cada dois anos escolhe diferentes países como mercados alvo. No convênio que está em curso, que engloba o período de 2015 e 2016, os Emirados são um dos focos. O estudo foi feito como parte dessa estratégia, de acordo com informações dadas pelo gestor de projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein.
A consultoria contratada ouviu importadores e compradores de calçados dos Emirados a respeito de suas percepções sobre o calçado brasileiro, seus preços, a necessidade de adaptação de produtos para o mercado local, as melhores formas de promoção, os canais de distribuição mais adequados. Também foram entrevistados formadores de opinião na área, como imprensa especializada e consultores de moda e de calçados, e potenciais consumidores.
De acordo com Schlindwein, a realização desse estudo era uma das ações previstas no Brazilian Footwear, e depois da apresentação dele será realizada uma missão prospectiva aos Emirados Árabes, por profissionais da Abicalçados com apoio da Apex, para entender melhor o mercado. Ela deve ocorre entre maio e junho e depois disso será avaliada a realização de uma ação de promoção comercial com as empresas. Ela poderá ser tanto participação em feira, como rodadas de negócios ou outro tipo de evento.
A Abicalçados não forneceu os dados do estudo, que serão entregues às empresas como estratégicos para a realização dos negócios. Mas divulgou dados que mostram um pouco do perfil da economia dos Emirados e o seu potencial para compras de calçados. O país tem 8,5 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) per capita de mais de US$ 64 mil, um dos mais elevados do mundo. O consumo de calçados foi de 22,1 milhões de pares em 2014 e quase a totalidade desses produtos é importada. Metade é da China.
O Brasil vem crescendo como fornecedor de calçados dos Emirados. As empresas nacionais exportaram para o país árabe 1,9 milhão de calçados no ano passado. Houve crescimento de 8,2% sobre 2014 e o preço médio do sapato embarcado foi de US$ 11,40 o par, acima da média geral das exportações brasileiras no ano, que foi de US$ 7,70.
Serviço:
Apresentação Estudo Estratégico de Calçados – Emirados Árabes
Vagas limitadas
Inscrições até 18 de março pelo e-mail janaina@abicalcados.com.br ou pelo telefone (51) 3594-7011
Franca – São Paulo
Dia 21 de março, segunda-feira, 17 horas
Sindifranca, Rua Cecim Miguel, 2.760
Novo Hamburgo – RS
Dia 23 de março, quarta-feira, 18 horas
Abicalçados, Rua Júlio de Castilhos, 561