São Paulo – O Conselho de Exportações Agrícolas do Egito (AEC) promove nesta quarta-feira (10) um seminário virtual voltado a exportadores egípcios de produtos frescos sobre como vender ao Brasil. Especialistas dos dois países vão falar sobre o mercado brasileiro de frutas cítricas, alho, uvas, tâmaras, ervas e especiarias.
O encontro é um esforço para abrir novas oportunidades de comercialização para os exportadores egípcios. O país árabe possui um acordo de livre comércio com o Mercosul desde 2017 e teve uma série de mercados abertos para seus produtos no Brasil recentemente por meio de emissão de certificações sanitárias, entre eles para frutas cítricas. Para que alimentos sejam exportados para um país, é preciso que haja esse processo.
- Leia mais sobre o acordo entre Egito e Mercosul
- E sobre a exportação de frutas cítricas egípcias ao Brasil
O diretor geral de Acordos Comerciais do Ministério do Comércio e Indústria do Egito, Michael Gamal Kaddes, falará sobre a tratativa entre o Egito e o Mercosul e seus termos na área agrícola. Nashwa Salah, do Serviço Comercial Egípcio (ECS) no Brasil, abordará as importações e o mercado brasileiro de produtos frescos. O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour, falará sobre as oportunidades que existem nas exportações de alimentos do Egito para o Brasil.
O adido agrícola do Brasil no Cairo, Cesar Simas Teles, abordará a evolução das exportações egípcias de produtos frescos. Nader Hamdy, da Central Administrativa de Quarentena de Plantas do Egito, explicará os requerimentos técnicos para exportar ao Brasil produtos como alhos, uvas, cítricos e outros. A abertura do evento será feita pelo presidente do AEC, Abdel Hamid Demerdash, o vice-ministro egípcio das Relações Exteriores para Assuntos da América Latina, Ashraf Monir, e o chefe do Departamento da América Latina na pasta, Ahmed Hosny.
O seminário virtual “Como Exportar ao Brasil” vai das 13h30 às 16 horas, pelo horário do Cairo, e das 8h30 às 11h no Brasil. A participação é gratuita. Alguns palestrantes falarão em inglês, mas a maioria fará suas apresentações em árabe. É possível se inscrever pelo link disponibilizado pela AEC ou acompanhar depois no canal do YouTube.
Serviço:
Seminário Virtual “Como Exportar ao Brasil”
Quarta-feira, 10 de março
13h30 horário Cairo – 8h30 horário Brasília
Gratuito
Inscrições aqui