Exame Celpe-Bras de português tem inscrições abertas

Universidade Federal de São Carlos é um dos postos aplicadores do exame. Inscrições vão até 18 de agosto.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – Estão abertas as inscrições para a edição 2019/2 do exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), único certificado em português do Brasil com reconhecimento oficial do governo brasileiro. O prazo para se inscrever vai até 18 de agosto.

As provas serão realizadas de 16 a 18 de outubro. Elas são compostas de algumas etapas, entre elas aplicação de teste escrito e prova oral. Orientações gerais sobre a aplicação estão no site do Inep.

O exame é exigido por universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação e é internacionalmente aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na Língua Portuguesa. O documento também é requerido para processos de naturalização de estrangeiros no Brasil.

A prova é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e é aplicada em todo o Brasil e em diversos outros países. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é credenciada como posto aplicador das provas desde 2009. Outros postos aplicadores no estado de São Paulo são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo. Outros postos aplicadores no Brasil estão listados aqui.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Celpe-Bras. Após preenchimento do formulário no sistema, quem se inscrever para o posto aplicador UFSCar poderá acessar as informações sobre os procedimentos complementares para pagamento da taxa no valor de R$ 190 e encaminhamento de documentação por este link.

Ao verificar a inscrição no sistema, o posto aplicador enviará um e-mail ao inscrito no prazo de 48 horas, com informações sobre os trâmites necessários para homologação da inscrição. Os postos aplicadores têm limite de vagas que, quando é atingido, o sistema bloqueia a realização de novas inscrições.

No posto UFSCar, o agendamento da parte oral do exame (individual) é realizado pela ordem de recebimento da documentação para homologação, com prioridade para alocação no primeiro dia a inscritos que residem fora de São Carlos.

A tabela com os horários, que será atualizada continuamente, estará disponível neste link. Informações complementares específicas, relacionadas à UFSCar como posto aplicador, podem ser solicitadas pelo e-mail celpeufscar@gmail.com.

Divulgação

Publicações relacionadas