Marina Sarruf, enviada especial
marina.sarruf@anba.com.br
Rio de Janeiro – O gerente de missões do Departamento de Turismo e Marketing de Comércio de Dubai (DTCM), Hamad Mohammed bin Mejren, acredita que há grandes possibilidades de investimentos dos Emirados Árabes Unidos no Brasil. "Há grandes possibilidades de negócios aqui", disse ele à ANBA no Rio de Janeiro, após uma apresentação à imprensa sobre o turismo de Dubai.
Ele acrescentou que planeja trazer uma missão de investidores dos Emirados ao Brasil no próximo ano, interessados nos setores de turismo e portuário. Ele contou que recentemente uma delegação de seu país esteve no Chile e fechou US$ 1 bilhão em negócios. "Gostaria de promover algo parecido aqui no Brasil", declarou.
Mejren afirmou ainda que o vôo direto entre Dubai e São Paulo, que será inaugurado em outubro pela Emirates Airline, será um sucesso. Formado em administração e relações internacionais nos Estados Unidos, ele trabalha há 12 anos no DTCM, do governo de Dubai. Segue a entrevista que o executivo concedeu à ANBA:
ANBA – O governo de Dubai pretende fazer alguma ação na área de turismo no Brasil?
Hamad Mohammed bin Mejren – A principal empresa que vai ser responsável em promover o turismo no Brasil vai ser a Emirates Airline. Quando começarem os vôos diretos para São Paulo, ela vai oferecer diversos pacotes turísticos para os brasileiros. Nós também convidamos jornalistas brasileiros para irem para Dubai e divulgarem o país.
O número de turistas em Dubai aumenta a cada ano. Quais são as principais razões para isso?
O número de turistas em Dubai dobra a cada ano. Acredito que isso se deve ao fato da boa estratégia do governo de Dubai, que facilita os investimentos no emirado e não complica na expedição dos vistos.
O que Dubai oferece aos turistas?
Temos muitos shoppings, praias e uma boa infra-estrutura. Agora, com o vôo da Emirates vai ficar mais fácil para os brasileiros poderem descobrir o que Dubai oferece.
O Departamento de Turismo e Marketing de Comércio de Dubai pretende abrir um escritório no Brasil? Como vai ser?
É uma possibilidade breve. Considero São Paulo a cidade mais importante da América do Sul, em termos de negócios. O escritório vai participar da promoção de eventos sobre o turismo de Dubai e vamos mandar agentes oficiais para cá também. Essa parte do mundo é muito importante.
Quais são suas expectativas em relação ao vôo da Emirates?
Tenho certeza que vai ser um sucesso. É importante adicionar boas promoções. A princípio serão seis vôos por semana, mas no ano que vem acredito que esse número possa aumentar.
Essa é sua primeira vez no Brasil? Você acredita que as famílias árabes escolheriam o país para passar as férias?
Já vim seis vezes ao Brasil. No momento estou passado as minhas férias aqui com a minha família. Estou certo que as famílias árabes vão adorar aqui. Os dois problemas que vejo são a distância e a segurança. Para mim, o Brasil é um dos países mais bonitos que eu já fui e o mais rico em recursos naturais. O turismo tem um grande potencial aqui.
Você acredita que existem possibilidades de investimentos no Brasil?
Sim, há grandes possibilidades de negócios aqui. No ano que vem devemos trazer uma missão de investidores de Dubai para cá. Acredito que há possibilidades de investimentos privados aqui, em turismo e no transporte portuário também. Antes de vir para cá, estava no Chile com uma missão de Dubai e foram fechados negócios na ordem de US$ 1 bilhão. Gostaria de promover algo parecido aqui no Brasil.