São Paulo – O valor de contratos diretos e indiretos concedidos pela Expo 2020 Dubai para pequenas e médias empresas atingiu 2,4 bilhões de dirhams (US$ 653 milhões pela conversão atual) até março deste ano e novos contratos devem ser direcionados para esse perfil de companhias nas próximas fases do desenvolvimento da mostra, segundo a Emirates News Agency (WAM), agência de notícias oficial do país árabe.
A Expo 2020 é uma exposição universal que ocorre esporadicamente, normalmente entre cinco e dois anos, sempre em um país diferente, com a participação de boa parte dos países do mundo. Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, será sede da próxima edição da mostra, que começa em outubro de 2020 e vai até abril de 2021.
A organização da Expo 2020 se comprometeu a destinar 20% dos seus gastos diretos e indiretos para pequenas e médias empresas. Elas podem ser locais ou internacionais. Apesar de que a construção do local da exposição se aproxima da conclusão, os organizadores pedem que mais companhias destes portes se registrem para contratos em novas licitações. O cadastro deve ser feito pelo Marketplace Online (OMP) da Expo 2020 (link aqui).
“A nova próxima onda de novas licitações abrangerá uma variedade de setores”, disse o diretor associado de Compras da Expo 2020 Dubai, Jaber Nasser, segundo a reportagem da WAM. De acordo com ele, as pequenas e médias empresas terão importância grande na próxima leva de contratos e os valores equivalerão a bilhões de dirhams. Todas as ofertas de produtos e serviços para exposição devem ser feitas exclusivamente por meio do OMP.
De acordo com Nasser, quase 35 mil empresas de mais de 151 países estão cadastradas atualmente no Marketplace Online. “O OMP é uma ferramenta inestimável para combinar fornecedores com as amplas oportunidades de negócios que a Expo 2020 oferece”, disse Nasser. “Queremos incentivar ainda mais, especialmente as pequenas e médias empresas, a se registrarem para colaborar com a Expo 2020, sua extensa rede de parceiros e entre si”, complementou.
O convite para mais cadastro de empesas de pequeno e médio portes foi feito para marcar a comemoração do Dia Internacional das Nações Unidas para Pequenas e Médias Empresas, que é celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 27 de junho. Além de destinar parte dos contratos a essas companhias, a organização da Expo 2020 também deu outros benefícios a elas, como o pagamento em trinta dias em vez de 90 dias, adiantamento de 50% para compra de bens ou de 25% na contratação de serviços, entre outras.
Expo 2020 Dubai será realizada entre 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021 e deverá atrair 25 milhões de visitas. São esperadas pessoas de 192 países, entre representantes de instituições educacionais, empresas e organizações multilaterais. A exposição é considerada uma celebração da criatividade, cultura e cooperação.