São Paulo – O pavilhão brasileiro na exposição universal Expo 2020 Dubai foi eleito o melhor projeto de arquitetura cultural do mundo como parte do Prêmio de Construção do Ano 2023. A escolha foi do púbico do portal de arquitetura mais visitado do globo, o ArchDaily, e o projeto concorreu com outros 4,5 mil. A Expo 2020 ocorreu nos Emirados Árabes Unidos de outubro de 2021 a março de 2022. Na foto acima, a projeção do espaço.
O espaço brasileiro foi organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e projetado conjuntamente pelos escritórios de arquitetura de Marta Moreira e Milton Braga (MMBB Arquitetos), do argentino Martin Benavides (Ben-Avid) e de José Paulo Gouvêa (JPG.ARQ). O local abrigou eventos de divulgação dos produtos e marcas do Brasil durante os seis meses da maior exposição do planeta.
O pavilhão brasileiro foi o terceiro mais visitado da Expo 2020 Dubai, com 2,1 milhões de pessoas, segundo a ApexBrasil. O local lembrava um oásis, tendo as águas brasileiras como elemento central. Um espelho d´água onde era possível caminhar ocupava o centro do espaço, representando os rios e mangues do Brasil. Em volta, uma estrutura tênsil em aço e tecido branco leve formava um arcabouço capaz de receber projeções, criando uma atmosfera imersiva de imagens e sons brasileiros. A edificação continha ainda três pavimentos.