São Paulo – As exportações de gás natural do Egito caíram 81,4% em setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o balanço do mês divulgado pelo Centro de Apoio para Informações e Decisões (IDSC, na sigla em inglês) divulgado nesta quinta-feira (13).
Segundo o documento, as exportações de gás natural no período somaram US$ 18,1 milhões. Em setembro do ano passado foram exportados US$ 97,1 milhões do produto.
Segundo as informações do IDSC divulgadas pelo jornal Al Ahram, a queda nas exportações foi provocada pela redução de 12,2% na produção de gás: de 3,4 milhões de toneladas em setembro de 2013 para 3,01 milhões de toneladas um ano depois. Ao mesmo tempo, o consumo interno cresceu.
A geração de energia elétrica foi responsável por 68,7% do consumo de gás natural em setembro deste ano. No mesmo período de 2014, a produção de energia elétrica correspondeu a 59,6% do consumo.
Além do crescente consumo, o Egito não tem promovido concessões para exploração de novas áreas, o que prejudica a produção. Entre 2010 e 2013 não houve concessões e a quantidade de blocos explorados caiu de 53, há quatro anos, para 27, em 2013. As explorações de gás diminuíram devido a dívidas que o Egito acumulou a partir de 2011 em razão da situação que o país enfrentou com a renúncia do ex-presidente Hosni Mubarak.