São Paulo – As exportações de cosméticos brasileiros cresceram 21% nos oito primeiros meses de 2008 comparadas ao mesmo período do ano passado. Aumentaram de US$ 360 milhões para US$ 421 milhões. A informação foi divulgada ontem (24) pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basílio da Silva, durante coletiva para a imprensa, em São Paulo.
De acordo com o presidente, esse crescimento se deve ao desenvolvimento dos mercados tradicionais e mais importantes para as exportações do setor, como é caso dos países da América Latina, e ainda pelo acesso a novos mercados, como os países do Oriente Médio.
“Recentemente, em Dubai, tivemos um resultado muito acima do esperado. A estimativa de negócios ficou próxima de Bolonha, maior feira de cosméticos do mundo”, destacou Basílio da Silva. “Para algumas empresas brasileiras, que investiram pesado nas vendas para a região, os países árabes são responsáveis por 60% das exportações”, afirmou.
A feira de cosméticos Beautyworld Middle East, realizada de 18 a 20 de maio, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, rendeu US$ 680 mil para as 15 empresas brasileiras participantes, com possibilidades de negócios da ordem de US$ 8 milhões nos 12 meses seguintes. Na edição de 2008, as fabricantes nacionais de cosméticos receberam cerca de 600 visitantes de todo o mundo.
E tem muita gente comprando cosméticos Brasil afora. Terceiro mercado mundial de cosméticos, perfumes e higiene pessoal, em 2007 o Brasil consumiu em torno de R$ 19,6 bilhões, um crescimento de 12%. Para este ano, a expectativa do setor é alcançar um faturamento de R$ 22 bilhões. “Nesse ano devemos crescer cerca de 8,7%. Um novo imposto implementado em fevereiro deste ano comprometeu o desempenho do setor que vinha mantendo um crescimento médio de 10,9% nos últimos 12 anos”, observa o presidente da Abihpec.
Basílio da Silva falou também sobre a Semana Internacional de Negócios da Indústria da Beleza, que começa no sábado e vai apresentar uma programação especial com diversas atividades voltadas para a geração de negócios entre participantes de diferentes segmentos do setor cosmético, até o dia 30.
O evento é integrado pela Feira Internacional da Beleza – Cosmética, pelo 1º Congresso Científico de Cosmetologia e Estética, RASA (Reunião das Autoridades Sanitárias das Américas do Setor de Higiene, Perfumaria e Cosmética), Projeto Comprador, e Rodada Internacional de Negócios, que promove a vinda ao Brasil de 15 importadores e distribuidores internacionais que terão oportunidade de negociar com fabricantes nacionais de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Em sua 18.º edição, a Cosmética reúne 220 expositores que representam mais de 400 marcas e apresentam em torno de dois mil lançamentos, em um universo de mais de 5 mil produtos em demonstração e uma área de 35 mil metros quadrados. Os organizadores esperam receber 30 mil visitantes, incluindo seis mil de outros países.
Entre as empresas confirmadas estão L´Oreal, Unilever, Nívea, Farmaervas, Vult, Max, Love, Sina Cosméticos, Depirol, Santa Clara e Kimberly Clark, diz Ricardo Matrone, gerente do evento, que a partir dessa edição é promovido pela Reed Exhibitions Alcântara Machado.
“Queremos oferecer um ambiente propício aos compradores e expositores, cujo objetivo é fechar negócios, abrindo novas possibilidades de mercados. Por esse motivo, estamos focados num público altamente qualificado, que vai à feira com finalidade de realizar compras, conhecer novos produtos ou mesmo atualizar-se profissionalmente”, completa Eduardo Sanovicz, diretor de feiras da empresa promotora.
Investimentos
A indústria brasileira de cosméticos e perfumaria, segundo Basílio da Silva, fará investimentos na ordem de US$ 600 milhões em melhorias. “Nos últimos três ou quatro anos, o setor vem mantendo um crescimento constante. Os investimentos devem representar um aumento médio de 8% na produção”, afirma o presidente da Abihpec.
Serviço
Cosmética 2008
De 27 a 30 de setembro
Horário: Das 10 às 20 horas
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Site: www.cosmeticaexpo.com.br
Rodada de Negócios com compradores internacionais
Dia 25 de setembro, das 09 às 18 horas
Local: World Trade Center SP
Dia 26 de setembro, das 09 às 18 horas
Local: Hotel Intercontinental