São Paulo – As exportações brasileiras de barcos devem chegar a US$ 50 milhões este ano, segundo previsão da Associação Brasileira dos Construtores de Barco (Acobar). O valor é quatro vezes maior do que as vendas do ano passado. Um dos fatores que pode contribuir para o aumento das vendas é a vinda de compradores internacionais à feira Boat Show, que será realizada de 14 a 19, em São Paulo.
“A Boat Show é uma vitrine para os estaleiros estrangeiros conhecerem o melhor da nossa indústria náutica. Normalmente, os compradores (internacionais) são, na maioria, europeus”, afirmaram por e-mail o presidente e o diretor técnico da feira, Ernani Paciornik e Marcio Dotorri, respectivamente.
De acordo com os organizadores, a desvalorização de moedas estrangeiras frente ao real e com a crise mundial, o Brasil passou a ser visto como uma grande oportunidade de negócios, principalmente para empresas da Europa e Estados Unidos. “Acreditamos que o aumento (das exportações) se explica pelo crescimento da construção de iates brasileiros, que são produtos com alto valor agregado.”
Para os organizadores, o mercado árabe já está na rota das exportações náuticas do Brasil. “Já exportamos veículos e equipamentos militares para os árabes, portanto, a marca Brasil não é estranha para eles”, disse Paciornik, que citou algumas empresas que já vendem com freqüência para o mercado, como a Ecomariner e a Fibrafort.
Segundo informações da Acobar, o fato do Brasil ter condições climáticas favoráveis e apresentar uma grande extensão de costa navegável – com mais de 45 mil quilômetros de águas navegáveis em rios e represas e 8,5 mil quilômetros de costa – cria grande potencial de crescimento no mercado náutico. São mais de 150 estaleiros em atividade no Brasil, que produziram 4,2 mil barcos no ano passado, sendo 85% de 32 pés.
De acordo com Paciornik, a relação de barco por habitante no Brasil é de 1 para 300, enquanto na Europa, a média é de 1 para 60, o que mostra que existe ainda um grande potencial no mercado interno. Segundo informações da organização da Boat Show, os salões náuticos correspondem, aproximadamente, a um terço das vendas anuais dos estaleiros. No Brasil, a produção de barcos saiu de 3,5 mil, em 2006, para 4,2 mil em 2009.
Negócios na feira
A última edição da São Paulo Boat Show recebeu mais de 50 mil visitantes nos seis dias de feira. Em volume de negócios, a organização espera um crescimento de 10% em relação ao ano passado, que fechou com R$ 180 milhos em negócios. São 150 expositores de diversos países.
Serviço
São Paulo Boat Show
Data: de 14 a 19 de outubro
Horário: das 14h às 22h (dia de semana) e das 12h às 22h (final de semana)
Local: Transamérica Expo Center São Paulo
Endereço: Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro
Telefone: (11) 2186-1001
Email: info@boatshow.com.br
Site: www.boatshow.com.br