São Paulo – Durante a maior feira de alimentos do Oriente Médio, a Gulfood, encerrada no último dia 21, no Dubai World Trade Centre, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, exportadores de carne bovina e de frango do Brasil alinhavaram negócios da ordem de US$ 920 milhões para os próximos meses e fecharam na própria mostra US$ 57 milhões em vendas.
Os números são a somatória das expectativas de negócios divulgadas pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), relativos às empresas que expuseram em seus espaços na feira, em uma ação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A ABPA informou na quarta-feira (27) que os exportadores brasileiros de aves e de ovos realizaram US$ 40,2 milhões em negócios. As dezesseis agroindústrias que participaram da ação da ABPA geraram, ainda, mais de US$ 660 milhões em projeções de negócios para os próximos 12 meses. Como ação, a ABPA serviu mais de 4 mil shawarmas e quase 2 mil omeletes aos visitantes do seu espaço na Gulfood.
Já a Abiec, que abrange exportações de carne bovina, divulgou nesta quinta-feira (28) que durante os cinco dias de evento foram realizados negócios na ordem de US$ 17 milhões. A expectativa para os próximos meses é de mais US$ 260 milhões em negócios. A associação realizou a tradicional degustação com mais de 600 quilos de carne como parte do projeto Brazilian Beef e contou com a presença de 16 empresas associadas.
Carne de frango
Para a Abiec, a ação na Gulfood foi também para fortalecer a percepção de qualidade sobre os produtos brasileiros no mercado árabe. Em janeiro deste ano, a Arábia Saudita suspendeu as importações de carne de frango de cinco frigoríficos brasileiros. Representantes da ABPA passaram por Riad, capital da Arábia Saudita, para buscar aproximação, antes de seguirem para a feira nos Emirados Árabes.
“Além dos negócios concretizados, a participação na Gulfood atingiu plenamente seus objetivos também no reforço às relações junto aos stakeholders locais. Temos uma longa relação com o mercado halal, e a ação em Dubai permitiu tornar esta parceria ainda mais sólida”, afirmou Francisco Turra, presidente da ABPA, em nota. A associação ainda não tem atualizações sobre o posicionamento do governo saudita em relação à suspensão das compras das cinco empresas.