Marina Sarruf, enviada especial
Dubai – A empresa brasileira Porto Ferreira, fabricante de cerâmicas, pisos e revestimentos, que participa da Big 5 Show, maior feira do setor de material de construção do Oriente Médio, abriu novos mercados no mundo árabe e fechou negócios que vão resultar na exportação de 120 contêineres de material, o que representa 230 mil metros quadrados. Os contratos foram firmados na mostra em Dubai, que começou no sábado.
De acordo com o gerente de exportação da empresa para o Oriente Médio, Carlos de Oliveira, foram fechados negócios com importadores do Kuwait, Omã, Iêmen e Irã, que não é um país árabe, mas está localizado no Oriente Médio. "Os paises árabes são hoje um dos nossos maiores mercados", afirmou.
A Porto Ferreira começou a exportar para os árabes há dois anos e já esta presente no Líbano, Jordânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Os produtos da empresa são embarcados para 115 paises. "Nossa meta é exportar 30% da produção, de um milhão de metros quadrados, para o Oriente Médio", disse Oliveira. Ele acredita que após os contatos realizados na feira, a meta poderá ser atingida. "A feira esta sendo muito positiva", acrescentou.
Segundo ele, a empresa desenvolve uma linha exclusiva para os países árabes. A diferença está nas cores, acabamentos e desenhos das cerâmicas. As vendas para o mercado árabe são feitas diretamente para as construtoras, comerciantes e revendedoras.
Muito mais potencial
A demanda por pisos, revestimentos e cerâmica no Oriente Médio é tanta que dez empresas do setor estão participando da feira. As companhias fazem parte da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos (Anfacer), que participa do evento pela primeira vez.
"As exportações do setor para os árabes ainda são pequenas, mas é um mercado que tem potencial para consumir toda a produção brasileira", disse o diretor superintendente da entidade, Antonio Carlos Kieling.
O Brasil possui o segundo maior mercado consumidor do setor e é o quarto maior produtor e exportador mundial. "Estamos caminhando para ser o segundo maior produtor, atrás apenas da China", disse Kieling. A indústria brasileira possui capacidade para produzir 651 milhões de metros quadrados anuais, devendo chegar a 683 milhões de metros quadrados este ano.
Piso brasileiro em Dubai
Materiais brasileiros podem ser vistos em prédios dos Emirados. A empresa Mineração Guidoni, do Espírito Santo, que também esta na Big 5, começou a exportar para Dubai no ano passado e logo fechou um contrato para exportar todo o piso em granito amarelo para revestir os 56 mil metros quadrados do Mall of the Emirates.