Geovana Pagel
São Paulo – A Hatto Peças Automotivas, empresa do Grupo Riquelme, com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, quer iniciar as vendas externas para os países árabes em 2006. A grande aposta da Hatto, que exporta para Chile há cerca de dois anos, são os climatizadores de veículos e os calibradores de pneus. Hoje os embarques para o exterior são inferiores a 1% do faturamento anual da companhia, porém, a meta do ano é ousada: fazer com que as exportações representem 20% do faturamento total.
De acordo com o diretor comercial, Samuel Alfredo Nuñez Riquelme, os países árabes atraíram a atenção do Grupo Riquelme por representarem um mercado de grande potencial para os dois produtos. Os climatizadores servem para carros, microônibus e caminhões. Eles podem ser instalados no teto ou no painel do veículo e, diferente do ar-condicionado, proporcionam apenas ar frio. "Destacamos como qualidade principal o custo mais baixo em comparação ao ar-condicionado, já que o climatizador também tem como finalidade resfriar o ambiente da cabine", afirmou.
O calibrador fabricado pela Hatto é acoplado ao pneu e mantém a pressão de ar indicada mesmo quando o veículo está em movimento, evitando constantes trocas e desgastes do pneu. "As longas distâncias percorridas pelos veículos de transporte tanto de passageiro como de carga apresentam uma característica ideal para nossos calibradores", ressaltou Riquelme. Quando o pneu fura, por exemplo, o calibrador mantém o ar necessário para que ele rode até que possa ser consertado.
Segundo o diretor comercial, a empresa não costuma participar de feiras no exterior, mas para o ano de 2006 está estudando um cronograma de feiras do setor, que inclui Argentina, Chile, Equador, México, Austrália e os países do Oriente Médio.
História
O Grupo Riquelme tem 14 anos de fundação. Iniciou as atividades com uma pequena empresa de representação de aços especiais e consultoria técnica, criada pelo engenheiro metalúrgico José Samuel Nuñez Ruiz. Logo depois, surgiu a Comercial de Peças M&N, e por último a Hatto Peças Automotivas, que hoje é responsável pela fabricação de todos os produtos.
De acordo com o diretor, seguindo a filosofia de automação e terceirização dos processos produtivo e administrativo, hoje a empresa emprega 18 funcionários. Num período de três anos o grupo pretende investir US$ 116 mil na ampliação da fábrica e área comercial.
Grupo Riquelme
Telefone: +55 (54) 3226 5902
E-mail: samuel.nunez@gruporiquelme.com.br
Site: www.gruporiquelme.com.br

