Geovana Pagel
São Paulo – A Fábrica de Aparelhos Nacionais de Eletro-Medicina (Fanem) fechou acordos de representação exclusiva, que inclui assistência técnica e manutenção no local, com oito países árabes: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Síria, Líbano, Jordânia, Egito, Argélia e Marrocos. Os contratos foram firmados durante a participação da empresa na feira Arab Health, em Dubai, nos Emirados.
“Ter representante exclusivo nos países árabes é a glória”, afirma Marlene Schmidt, diretora-executiva. Segundo ela, parte da excelente receptividade dos compradores árabes é devida ao diferencial competitivo dos produtos que a Fanem expôs em Dubai. “Para facilitar a comunicação, nós mandamos todos os produtos com as instruções de uso escritas em árabe”, explica.
De acordo com a diretora, a empresa saiu de Dubai com a certeza de que a região é um grande mercado para o setor. A feira foi visitada por representantes de mais de 52 países, entre árabes, africanos e europeus.
A Fanem fechou contratos com representantes que, a partir deste mês, irão distribuir seus produtos para hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos e odontológicos.
No Brasil, a empresa é líder no segmento de neonatologia, ou seja, produtos para recém-nascidos, como incubadoras e berços especiais, na linha médica; e câmaras e freezers para vacinas, na área laboratorial. De 100% de exportações brasileiras no segmento de neonatologia, 93% são creditadas a Fanem.
Exportando para cerca de 60 países, praticamente toda a sua linha de produtos, a Fanem já vende com regularidade para mercados como: Indonésia, Egito, Vietnã, Rússia, Grécia, Jordânia, Emirados Árabes, Nova Zelândia, Líbano, Alemanha, Dinamarca, Filipinas, Tailândia e Malásia, dentre outros.
No ano passado, as exportações representaram 30% do faturamento da empresa, que registrou crescimento em exportação de 73%. De 2000 para 2001 esse percentual foi de 60%.
“Para este ano, quando a Fanem completa 80 anos, as projeções são mais ambiciosas. Pretendemos aumentar as exportações em, pelo menos, 50%. Principalmente para os países árabes”, destaca a diretora.
"Vamos novamente participar de feiras organizadas pela Apex (Agência de Promoção das Exportações do Brasil) e acompanhar missões do governo", garante.
Mercado externo
Os produtos vendidos no exterior que fazem parte da linha de neonatologia são as incubadoras, unidades de cuidado intensivo, controle digital, microprocessador de temperatura do ar, camas hospitalares, fototerapia, bilispot e berço aquecido irradiante.
Nas áreas de laboratório e pesquisa, estão as câmaras para conservação de sangue, câmaras de vacina, centrífugas, autoclaves e estufas.
Hoje, a empresa tem a marca CE (Comunidade Européia), uma certificação de qualidade exigida pela Europa, ISO 9001 e o certificado Boas Práticas de Manufatura.
100% nacional
Localizada em Guarulhos, São Paulo, a Fanem foi fundada em 1924, gera 250 empregos diretos e aproximadamente 100 empregos indiretos. Possui equipe de engenheiros para desenvolvimento dos produtos, assistência técnica e treinamento tanto no Brasil quanto no exterior.
Contato
Fanem
Fone: (+5511) 6972-5700
www.fanem.com.br

