São Paulo – A fabricante egípcia de aparelhos de depilação, barbeadores e lâminas de barbear Lord International está em busca de novos clientes no Brasil. Com foco principalmente nos clientes de produtos com marca própria, a empresa participou nesta semana da feira Private Label, realizada na segunda-feira (29) e nesta terça-feira (30) no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. De acordo com o subgerente de Exportação da Lord, Yasser Hussein, o Brasil é um dos principais mercados da companhia e oferece oportunidades de crescimento no longo prazo.
Por meio do private label (marca própria, em inglês) uma empresa cria uma marca e o design de um produto e encomenda para que outra companhia fabrique esse produto. É muito comum no setor de vestuário e também adotado por supermercados.
No Brasil desde 1990, a Lord vende tanto produtos com o seu rótulo como com os de outras empresas. É o que ocorre com as marcas Fiat Lux, Maxxi e Superbarba. “Sabemos que o Brasil passa por uma crise e não esperamos crescer aqui neste ano. Há, contudo, boas perspectivas no médio e no longo prazo, pois a economia e o mercado brasileiros são muito fortes”, afirmou Hussein. Ele não divulgou dados de exportações, mas disse que em 2013 a empresa enviou 100 contêineres de 40 pés ao Brasil e sua atuação no País cresceu desde então.
“Acreditamos no potencial do Brasil porque, apesar de o país ser grande e com economia desenvolvida, ainda há poucas marcas do setor aqui. Há duas muito grandes e conhecidas, mas muito espaço para outros concorrentes e podemos explorar esse espaço”, afirmou.
Alemanha, México, países árabes, Ásia central, Brasil, Japão e Europa são os principais destinos das 3,3 bilhões de lâminas produzidas atualmente. A fábrica da Lord fica em Alexandria e de lá tanto os produtos customizados como aqueles com a marca da empresa são exportados a 95 clientes em 75 países.
“Marca própria é um excelente negócio para as empresas, pois reduzem encargos. Além disso, atuamos de forma diferente para os negócios com marca nossa e para aqueles com a marca dos clientes”, disse Hussein. No Brasil, afirmou, os principais produtos vendidos pela empresa são os aparelhos de barbear com duas lâminas e as lâminas para barbeadores. “Temos boa participação de mercado com as lâminas pois elas podem ser substituídas diversas vezes e colocadas em um mesmo aparelho. Ideal para um mercado ainda com baixo poder aquisitivo, como o do Brasil”, disse o executivo.
A Private Label reuniu mais de 20 fabricantes de produtos com marca própria do Brasil, Itália, Holanda e Reino Unido, além da Lord. Entre os setores estavam presentes o de alimentos, cuidados pessoais e vestuário, entre outros.


