Marina Sarruf
São Paulo – A empresa Manbel Móveis, localizada no município gaúcho de Lagoa Vermelha, pretende ainda este ano entrar no mercado árabe. Atualmente, os móveis da companhia já são exportados para mais de 20 países e a meta para 2005 é aumentar em 20% as vendas externas.
"Acredito que as exportações do ramo moveleiro deverão aumentar este ano, porque o mercado interno já está saturado. O caminho agora é exportar", afirma Antônio Carlos Manto, diretor comercial da Manbel.
De acordo com ele, a empresa possui três distribuidores no mercado externo: no Uruguai, na França e nos Emirados Árabes Unidos. No entanto, o distribuidor de Dubai, nos Emirados, nomeado há um ano, ainda não distribui para nenhum país árabe, ele é responsável pela venda nos países africanos, como Angola, Namíbia, Gâmbia, Zâmbia, Moçambique, entre outros. Além desses distribuidores, a Manbel exporta diretamente para lojistas na Espanha, México e Chile.
No ano passado a empresa participou pela primeira vez da feira internacional Index, em Dubai, voltada para o setor moveleiro, onde fez alguns contatos com representantes árabes. "Estamos trabalhando para exportar para os Emirados Árabes até o final do ano. Temos muito interesse em entrar no mercado árabe. É uma região muita rica", disse Manto.
Em 2002, a Manbel entrou no programa SebraExport Móveis, projeto do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Rio Grande do Sul, para ter um apoio maior na conquista do mercado internacional. "A empresa junto com o Sebrae está prospectando mercados nos países árabes. É preciso fazer um estudo de mercado e estabelecer contatos, levando amostras dos móveis para eles conhecerem o produto", explicou Manto.
Sucesso no exterior
Após cinco anos no mercado externo, a empresa destina 45% de sua produção total para América do Sul e Central, Europa e África. O distribuidor de Dubai importa entre 3 e 4 contêineres por mês para distribuir para cerca de 15 países no continente africano. Segundo Manto, cada contêiner leva em média 300 peças.
Fundada em 1993, a fábrica da Manbel produz uma média de 8 mil peças por mês. Entre elas estantes, mesas, camas, armários, racks, roupeiros e cômodas. Atualmente a companhia conta com 76 funcionários e tem uma unidade fabril de 3 mil metros quadrados.
SebraExport
São cerca de 80 micro e pequenas empresas que fazem parte do programa SebraExport Móveis e Acessórios no Rio Grande do Sul. O grupo exporta para 60 países, com a marca Quality Furniture South of Brazil. De acordo com informações do Sebrae, as exportações desse setor somaram R$ 105 milhões no ano passado, o que representou um aumento de 35%, em relação a 2003.
Contato
Manbel Móveis
Telefone: +55 (54) 358-2212