Marina Sarruf
São Paulo – A empresa catarinense Zen, maior fabricante brasileira de impulsores de partida, peças que compõem o motor de arranque dos veículos, pretende dobrar as vendas para o Oriente Médio no ano que vem. Neste ano já foram embarcadas 135 mil peças para a região, o que corresponde 1,65% das vendas totais da Zen.
O percentual engloba Emirados Árabes Unidos, Síria, Jordânia e Líbano, além de Israel e Irã, que não são países árabes. A companhia vende também para Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia, mas como as vendas são feitas por um distribuidor na Itália, não são contabilizadas separadamente. A Zen exporta para mais de 50 países nos cinco continentes.
Do total da produção da fábrica, 78% é destinado ao mercado externo. Dos mais de 100 representantes internacionais da Zen, sete se localizam nos países árabes, sendo três nos Emirados Árabes Unidos, dois na Jordânia, um no Líbano e um na Síria. "Os países árabes são um mercado muito conhecido para a empresa, já exportamos há muitos anos para região", disse Walter Ikeda, gerente comercial da empresa.
Segundo Ikeda, os produtos mais vendidos para os países árabes são os impulsores de partida, além de peças do próprio impulsor como mancais do alternador, do dínamo e pinhões. "As peças enviadas dependem muito da frota de veículos de cada mercado. Nos países árabes, por exemplo, há muitas montadoras que não são conhecidas no Brasil. Nossas exportações para essa região vão, principalmente, para montadoras de automóveis, como Pegeout e Paikan", explicou.
No ano que vem, a companhia pretende aumentar os negócios na região. "Este ano já demos um passo muito grande para a internacionalização da empresa", disse Ikeda. A Zen abriu o seu primeiro escritório no exterior. "Começamos nos Estados Unidos, mas o ideal é abrir novos escritórios para estarmos mais próximos dos clientes externos", completou.
De acordo com Ikeda, o maior problema nos países do Oriente Médio é a distância. "Vamos uma vez por ano para a região, onde coletamos informações de mercados, concorrentes, peças e frotas", disse ele. Após colher as informações, a empresa monta uma estratégia de mercado para exportar para a região. "Como é difícil para uma empresa que está instalada no Brasil fazer tudo isso, partimos para a internacionalização", completou o gerente.
A empresa investiu este ano R$ 35 milhões para aumentar a capacidade de fábrica. No total, serão produzidas 8,2 milhões de peças em 2004, contra 6,2 milhões do ano passado, o que vai representar um aumento de 32,2%. No ano que vem a empresa espera produzir 9,5 milhões de unidades.
Mais de 40 anos no mercado
A fabricante nacional está localizada na cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, onde ocupa uma área de 32 mil metros quadrados e tem 1.100 funcionários. A Zen foi fundada em 1960 pelos irmãos Hylário e Nelson Zen, que começaram com uma fábrica de ferramentas e estamparia de peças de rádio em um galpão de 30 metros quadrados, em São Paulo. Porém, em 1973, a fábrica cresceu e foi transferida para Santa Catarina, terra natal de seus fundadores.
Do total da produção da empresa, 22% é direcionada ao mercado interno. Atualmente, a Zen é a maior fabricante nacional de impulsores de partida, com 65 distribuidores no país. Suas primeiras exportações diretas ocorreram em 1976. Hoje, com mais de 100 distribuidores no mercado externo, a empresa exporta para mais de 50 países. Só o mercado norte-americano representa 50% do faturamento total da empresa.