Geovana Pagel
São Paulo – A Falacal é uma fábrica de calçados da cidade de Birigui, no estado de São Paulo, que hoje é um dos maiores pólos calçadistas infantis da América Latina. Com 13 anos de existência e oito de exportações, a empresa definiu como meta para 2004 retomar e ampliar as vendas para os países árabes como Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita – que importaram US$ 100 mil em calçados da fábrica brasileira, num perído de três anos.
O primeiro passo pode ser a identificação de um agente de exportação, ou um distribuidor potencial local. “Precisamos de um especialista. Uma pessoa que respire calçado o dia todo”, afirma Fernando Zitko Alves, gerente comercial da empresa.
A Falacal conheceu o potencial do mundo árabe quando ainda integrava um consórcio de exportação formado por fabricantes de calçados da cidade de Birigui, que contava com o apoio da Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex).
“Em 2001 participamos de uma feira do setor em Sharja (um dos sete Emirados Árabes). Em 2002 e 2003 estivemos presentes nas duas edições da feira internacional Motexha, em Dubai (também nos Emirados)”, lembra o gerente.
Neste ano, Alves afirma que a empresa está planejando participar novamente da feira do setor em Dubai, porém desta vez como visitante e não mais como expositor. “Nosso grande propósito é identificar um agente de exportação, ou um distribuidor potencial local, para podermos formar logo uma parceria”, explica. “Acreditamos que este seja o melhor caminho para resolvermos também a questão da língua (árabe)”, avalia.
A Feira Internacional de Moda, Calçados, Complementos e Produtos de Couro – Motexha acontece duas vezes ao ano, em abril (primavera) e setembro (outono) no centro de exposições DWTC, em Dubai.
Metas
A fábrica emprega 50 funcionários e fatura R$ 1 milhão por ano, sendo que 30% do total é receita de exportação.
Segundo Alves, a meta é aumentar a produção e o faturamento da empresa, sem alterar o percentual dedicado ao mercado externo e interno, que deve permanecer como principal destino da produção da fábrica.
A Falacal trabalha com uma variada coleção de estilos, “com a qualidade e o conforto que só os maiores especialistas podem oferecer”, garante o gerente. A linha de produtos da fábrica paulista é formada basicamente por sandálias, tamancos, tênis e babuches.
Contato
55 (18) 3642.4594
falacal@uol.com.br
www.falacal.com.br

