Geovana Pagel
São Paulo – Abrir novos mercados. É esse o objetivo das fabricas de móveis do município de Arapongas, no interior do estado do Paraná, que vão expor seus produtos na Index, maior feira do setor do Oriente Médio que será realizada de 28 de novembro a 02 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
As 18 empresas integrantes do consórcio Conex – Furniture Brasil, criado em abril de 2003, já têm presença confirmada. "Essa será a primeira participação do consórcio na Index", disse Rajanand Alabano da Costa, diretor do consórcio.
De acordo com Costa, juntamente com o consórcio foi criada a marca Conex, que é utilizada nos mais de 500 produtos fabricados pelas 18 empresas para o mercado externo. São produzidas linhas de dormitórios, estofados, cozinhas e salas de jantar, em chapas de MDF e aglomerado.
"Em 2003 fizemos uma pesquisa junto aos consorciados e eles sugeriram a seqüência de mercados a serem trabalhados", contou Costa. Segundo ele, os primeiros mercados alvos do consórcio são América Central, África do Sul, Golfo Arábico e Leste Europeu. "Contamos com a Index para abrir o mercado do Golfo Arábico", explicou. "Vamos primeiro conhecer e entender o mercado. Depois que identificarmos a receptividade dos nossos produtos, vamos definir quais países serão trabalhados. Temos condições de atender desde lojinhas até grandes distribuidores", acrescentou o diretor.
Adaptações
As fabricantes Moval e Poquema, que não fazem parte do consórcio Conex mas são de Arapongas, também estarão na Index, mas com estandes exclusivos. A Moval, que já enviou representante à feira em 2002, desta vez quer estabelecer parceria com um distribuidor árabe.
"Esperamos que seja alguém localizado nos Emirados Árabes Unidos, que é a porta de entrada para os demais países", disse o gerente de exportações Adilson Rodrigues. "É um grande mercado e como queremos aumentar nossas exportações até 2007, decidimos apostar em mais uma participação na Index", acrescentou. Rodrigues contou que na edição de 2002 foram fechados alguns negócios que exigiram algumas adaptações nas cores e medidas dos móveis exportados para os Emirados na época.
Segundo ele, os tamanhos das camas e dos armários encomendados pelos árabes são maiores do que o padrão brasileiro e a cor sugerida foi a "aya", que lembra a cor salmon. "Outro detalhe observado foi a preferência por tons foscos, sem brilho", completou.
Para a Index 2005, a Moval produziu dois dormitórios, um na cor aya e o outro na cor tabaco, especialmente para atender o padrão exigido pelo mercado árabe. Criada há 38 anos, a empresa mantém duas unidades fabris em Arapongas, onde fabrica dormitórios completos – em média 120 mil unidades ao mês – e gera cerca de 800 empregos diretos.
Primeira vez
A fabricante Poquema vai estrear na Index este ano. "Nós já temos alguns contatos na região mas ainda não exportamos para os países árabes", disse a assistente de exportação Carmen de Souza Suarez.
A empresa fabrica racks, estantes, cozinhas e modulados há 21 anos, mas começou a exportar no começo deste ano. Apesar do pouco tempo de contato com o mercado internacional, a receita de exportação já representa 20% do faturamento da indústria.
"Nosso objetivo é abrir mercado e conseguir distribuidores exclusivos em cada um dos países árabes", ressaltou Carmen.
Contatos
Conex
Site: www.furniturebrazil.com.br
E-mail: conex@furniturebrazil.com.br
Telefone: +55 (43) 3275-3881
Moval
Site: www.moval..com.br
E-mail: exportacao@moval.com.br
Telefone: +55 (43) 3274-8300
Poquema
Site: www.poquema.com.br
E-mail: comercial@poquema.com.br
Telefone: +55 (43) 3276-3249

