São Paulo – A Etihad Airways, empresa de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou o crescimento de 28% em seu faturamento no primeiro semestre de 2011, alcançando a cifra recorde de US$ 1,72 bilhão, segundo nota divulgada pela empresa. A Etihad apurou 2% de redução em seus custos de operação “apesar dos fortes aumentos no preço do petróleo”.
A receita com passagens cresceu 21%, impulsionada em parte pelo um aumento de 14% no número de passageiros transportados, que alcançou 3,8 milhões de pessoas no período. A taxa de ocupação das aeronaves da empresa aumento 0,4 ponto percentual para 72,7%, apesar das turbulências políticas no Oriente Médio e do terremoto e tsunami que afetaram o Japão este ano.
No período, a empresa recebeu três novas aeronaves A330-300 e dois Boeing B777-300 ER, o que permitiu uma ampliação na frequência de voos a destinos tradicionais. Devido às novas aquisições, a companhia passará a operar dois voos diários para Manchester, na Inglaterra, a partir do dia 1º de agosto.
No primeiro semestre, ela criou voos diários para Genebra, na Suíça, Milão (Itália) e Pequim (China) e adicionou dois voos por semana para Bruxelas, elevando para oito sua frequência semanal para a capital belga.
Já a área de cargas apresentou crescimento de 32% no primeiro semestre deste ano. “Foi um excelente resultado para a Etihad Crystal Cargo, empresa de fundamental importância para o desenvolvimento da Etihad e que já é responsável por 20% de nossa receita operacional”, disse o CEO da empresa, James Hogan, segundo a nota.
A companhia, de acordo com a nota, tem como meta empatar receitas e despesas este ano e o desempenho do primeiro semestre contribui para isso. Para 2012, a empresa prevê “lucratividade sustentável”.
*Tradução de Mark Ament