São Paulo – A edição deste ano da feira Automechanika Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, terá 23 empresas brasileiras em um estande de 216 metros quadrados. Elas participam da mostra por meio do projeto setorial Brasil Auto Parts, organizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para promoção de peças automotivas fabricadas no Brasil no exterior. Esta é a décima vez que o Sindipeças participa da mostra, que acontece entre 08 e 10 de maio.
O conselheiro do Sindipeças, Elias Mufarej, afirmou à ANBA nesta quarta-feira (04) que a mostra é uma “porta de entrada” para os mercados do Oriente Médio, Ásia e Norte da África. “Essa feira tem uma grande exposição. Quase todos os grandes ‘players’ do setor participam dela. Grande parte dos produtos apresentados é para veículos pesados, como caminhões. Existem lá muitos veículos que foram comprados do Brasil e os produtos apresentados pelas empresas brasileiras são adequados para eles. A demanda coincide com a oferta apresentada”, afirmou Mufarej.
O conselheiro do Sindipeças disse também que exportar e ampliar a quantidade de clientes internacionais é uma forma de compensar a perda de faturamento decorrente da fragilidade da economia brasileira. Segundo dados do Sindipeças, o faturamento nominal do setor foi de R$ 63,2 bilhões no ano passado, uma queda de 17,7% em comparação aos R$ 76,8 bilhões registrados em 2015. A expectativa do Sindipeças é que o faturamento com exportações cresça nos próximos anos.
“A maioria das empresas que irão à Automechanika já participou anteriormente do evento, mas observamos um aumento do interesse em expor nesta mostra. Pode ser que já no próximo ano peçamos mais espaço para o pavilhão do Brasil para a organização da mostra. A demanda (para participar) está sendo muito positiva”.
Irão participar da Automechanika a Autolinea, de peças de freios e cabeçotes de motores; a Autotravi, de vedações acabamentos em borracha; Baterias Moura; Biagio, de turbos; Chiptronic, de módulos para injeção eletrônica; Freios Controil; Duroline, de pastilhas e lonas; Fras-le, de pastilhas de freio; Fremax, de sistemas de freio; Freios Farj; Frum, de freios; Keko, de engates de reboque e protetores; Maringá Soldas, de cabeçotes; Retin, de válvulas; Reserplastic, de peças para escapamentos e filtros, entre outros; Riosulense, de peças para motores; Shadek, de bombas de água e óleo; Suporte Rei, de coxins e suportes; Suspensys, de suspensões; Vannucci, de peças para volantes e retentores; Vipal, de equipamentos de borracha; Zen, de peças de embreagens; e Zinni e Guell, de máquinas para vidro elétrico e fechaduras de capô.
Serviço
Automechanika Dubai
De 08 a 10 de maio, das 10h às 19h
Dubai World Trade Centre
Informações: http://www.automechanikadubai.com/frankfurt/5/for-visitors/welcome.aspx


