Da redação
São Paulo – As indústrias brasileiras que participaram como expositoras da Expo Riva Middle East, feira do setor que ocorreu em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, fecharam negócios de US$ 2,080 milhões na mostra e deverão chegar a mais US$ 6,3 milhões em vendas no decorrer dos próximos doze meses a partir de contatos feitos no país. A projeção é da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que organizou a participação nacional como parte do programa de promoção às exportações do segmento, o Brazilian Footwear. Ele é levado adiante pela Abicalçados em conjunto com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O grupo com 13 empresas que participou da feira, que terminou na semana passada, fez, segundo números divulgados pela Abicaçados, 371 contatos com importadores de 21 países, entre eles dos próprios Emirados, Arábia Saudita, Paquistão, Kuwait, Índia, Iraque e Omã. As marcas brasileiras de calçados que participaram da mostra foram a Stéphanie Clássic, Sapatoterapia, Werner, Freeway, Malu Super Confort, Território Nacional, Biondini, Ferrucci, Bibi, Lótus, Wirth, Divietto, Cecconello, Francajel e Masiero. A marca Masiero, cuja sede fica na cidade gaúcha de Três Coroas, teve muitas consultas e pedidos de amostras de países africanos e também de Dubai, centro comercial dos Emirados, país onde a feira aconteceu.
Para a Freeway, indústria de Franca, interior paulista, a mostra serviu para conhecer mais de perto o mercado local. O gerente de exportações da empresa, Cléber de Oliveira, que esteve na mostra, foi sondado por um empresário dos Emirados que exige exclusividade para vender em suas lojas. A Freeway produz 5,5 mil pares de calçados masculinos por dia e pretende ampliar as suas exportações. Uma empresa que já tem presença forte no mercado do Oriente Médio e que participou da feira foi a Calçados Bibi, de Parobé, interior do Rio Grande do Sul. A região é o terceiro maior mercado da marca no exterior. A empresa exporta para o Golfo Arábico há cerca de cinco anos.
De acordo com a Abicalçados, a indústria brasileira tem condições de ampliar sua participação no mercado do Golfo Arábico. Atualmente as vendas para a região não chegam a 2% do total exportado em calçados pelo Brasil, segundo a entidade, cerca de 23 milhões de pares. No ano passado, as exportações de calçados do Brasil geraram receita de US$ 1,9 bilhão para as empresas, com aumento de 2,6% sobre o ano anterior. O volume embarcado foi de 177 milhões de pares, com queda de 1,9% sobre 2007. O preço médio do calçado brasileiro exportado, em 2007, foi de US$ 10,33.
A Expo Riva Middle East é organizada pela Expo Riva Fiericongressi, da Itália. A Abicalçados resolveu participar da mostra após um convite da promotora. Participaram da mostra de Sharjah um total de 200 expositores de 20 países. A próxima feira deve acontecer em fevereiro do próximo ano.