São Paulo – A Expodireto Cotrijal, feira do agronegócio que começa nesta segunda-feira (05) no município gaúcho de Não-Me-Toque, terá uma palestra sobre os países árabes e também espera receber importadores e diplomatas da região. A mostra é uma das maiores voltadas ao segmento no Brasil. Na edição passada foram movimentados R$ 2,12 bilhões em negócios.
<
São aguardados representantes de 70 países, de acordo com entrevista à ANBA de Régis Mendes, diretor da Via Marketing. A empresa Via Marketing é responsável pela gestão da área internacional da mostra, que é promovida pela cooperativa Cotrijal.
A palestra sobre os países árabes ocorrerá na próxima terça-feira (06), às 15 horas, e será dada pelo coordenador de Gerenciamento de Informações da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Marcus Vinícius. Além de apresentar um panorama dos países árabes, ele vai falar sobre o comércio do Brasil com a região, dará dicas sobre como negociar com empresários árabes e também explicará o trabalho da Câmara Árabe.
De acordo com o assessor de projetos especiais da Câmara Árabe, Tamer Mansour, o Rio Grande do Sul, estado onde acontece a Expodireto, é um dos mais importantes do Brasil na produção de alimentos e por isso a entidade ser fará presente na feira. Os alimentos estão entre os principais itens da pauta de exportação do Brasil ao mercado árabe.
Além de Marcus, que fará a palestra, também estará na Expodireto pela Câmara Árabe o executivo de Negócios Hans Lazarte. O executivo vai contatar empresas presentes na mostra interessadas no mercado árabe e convidará os participantes para o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, que será promovido pela entidade no dia 02 de abril, em São Paulo. O evento pretende discutir o futuro da relação do Brasil com países árabes e também será detalhado na palestra.
A Expodireto terá ações voltadas para o comércio internacional, como rodadas de negócios entre expositores e importadores e road show sobre investimentos, este último promovido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com Régis Mendes, são esperados diplomatas árabes e também foram convidados empresários de países árabes, além de representantes de outras partes do mundo.
<
Nos encontros sobre investimentos estarão presentes setores do agronegócio como os de máquinas e equipamentos, frutas e sucos, pescados, oleicultura, grãos como soja e milho, energias renováveis, infraestrutura, entre outros. Nas rodadas entre importadores e exportadores, o foco principal são as máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, além de áreas correlatas, como de peças e componentes, explica o diretor Mendes.
Nesta edição, participará da Expodireto uma comitiva do Porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias. O grupo pretende conversar com empresas do agronegócio, como cerealistas e tradings, para oferecer os serviços do porto e transformá-lo num polo para negócios com a costa ocidental da África e até mesmo com a Europa.
A feira de Não-Me-Toque é promovida desde o ano 2000 e recebe cerca de 250 mil visitantes a cada edição. Os expositores são cerca de 500 e apresentam desde máquinas para o segmento até produção vegetal, produção animal, projetos e produtos da agricultura familiar, iniciativas e produtos para meio ambiente, pesquisas e serviços voltados para o campo.
Serviço
Expodireto Cotrijal
De 05 a 09 de março de 2018
Das 08 às 18 horas
Parque da Expodireto Cotrijal
Rodovia RS 142 – km 24 – Não-Me-Toque – RS, Brasil
Entrada gratuita
Mais informações: https://www.expodireto.cotrijal.com.br/




