Marina Sarruf
São Paulo – Empresas brasileiras já fecharam negócios no segundo dia da Hotel Show, feira voltada para o setor hoteleiro, que começou no domingo (22) e termina hoje (24), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Uma delas foi a Nadir Figueiredo, fabricante de copos, refratários e pratos de vidro, que nesses dois dias de feira fechou contrato para embarcar 14 contêineres para clientes do Egito, Síria e Paquistão, que não é um país árabe.
"As empresas estão satisfeitas com os resultados da feira, muitas já realizaram contatos e negócios. Há empresas que estão selecionando representantes na região. É um mercado que precisa ter mais presença brasileira", afirmou a assessora de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da Secretaria do Estado de São Paulo, Aline Cardoso, que está na mostra.
De acordo com Aline, o público da Hotel Show é qualificado e se demonstra interessado pelos produtos brasileiros. "Temos perspectivas de negócios muito boas", disse. Segundo Aline, além da empresa Nadir Figueiredo, a Cristais São Marcos, fabricante de peças de vidros e cristais, do estado de Minas Gerais, também vai embarcar quatro contêineres para países árabes.
Apesar da empresa paulista Nadir Figueiredo estar participando pela primeira vez numa feira no Oriente Médio, a fabricante já exporta para Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Líbano, Síria, Egito, entre outros. "Nossa participação na feira é para dar assistência aos nossos representantes no Oriente Médio, conhecer os nossos clientes e estreitar as relações", afirmou a trader da empresa, Leila Fernanda Inácio da Silva.
Segundo Leila, os principais produtos exportados para os países árabes são taças de vinho, champagne, água, copos em geral, linha de mesa, como pratos e xícaras, e refratários, que são novidade da Nadir Figueiredo. "Neste ano já embarcamos 10 contêineres de refratários para Arábia Saudita e cinco para o Egito", disse. Em cada contêiner são embarcadas 6 mil peças.
De acordo com a trader, o mercado árabe representa cerca de 5% das exportações da empresa paulista e com a feira a perspectiva é de aumentar os negócios em 5%.
Participantes
A participação das empresas brasileiras na feira Hotel Show é o resultado de uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo. No total, oito empresas brasileiras estão presentes no Espaço São Paulo, de 72 metros quadrados.
As empresas são a Amazônia Fibras Naturais, fabricante de móveis, Fruitland, de geléias, doces e chocolates, Foneplan, fabricante de telas de projeção de imagens, Pozzani Cor e Design, que oferece produtos de hotelaria e cafeteria, Rempar, de produtos de hotelaria como sabonetes, chinelos e toucas de banho, Topema Professional Kitchens, de refrigeradores, fogões e fornos, além da Nadir Figueiredo e da Cristais São Marcos.