Feira medieval terá espaço dedicado aos árabes

Evento educativo sobre a Idade Média ocorre nos dias 24 e 25 de agosto em Carambeí, no Paraná. Entre as atrações estão encenações de costumes da época, jogos, praça de alimentação e artesanato.

Thais Sousa
tsousa@anba.com.br

São Paulo – Pela primeira vez a Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí, no Paraná, terá espaço dedicado à cultura árabe. O parque é um museu a céu aberto e o evento acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, com atrações educativas e recreações históricas. As ações da feira são coordenadas pelo Núcleo Educativo do Parque Histórico e organizadas em equipes chamadas guildas, formadas por voluntários entusiastas do estudo sobre a Idade Média. Uma delas, a guilda Al Arab será dedicada a vivência árabe durante o período medieval (foto acima).

Na área externa, voluntários da região encenarão costumes medievais das mais diversas culturas. Desde os vikings e povos cristãos até personagens do Oriente que viveram no período medieval. Além das encenações, a feira traz jogos interativos, atividades temáticas e praça de alimentação com comidas medievais e contemporâneas. Também haverá um mercado com expositores de artesanato e produtos de inspiração medieval.

Oriente medieval

Para levar a presença árabe à feira, a equipe do museu passou a pesquisar as sociedades orientais através do grupo de estudo guilda Al Arab. “Trazer para o museu a cultura deste povo agrega diversidade para o evento, pois para os árabes não existe a noção histórica de Idade das Trevas que foi construída pelo Ocidente para explicar o período medieval. A noção de que os árabes consistiam num povo atrasado, bárbaro, foi criada pelo Ocidente para justificar a dominação do Oriente”, explicou Fernanda Hrycyna, estudante do curso de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa e funcionária do Parque Histórico de Carambeí.

Para Fernanda, as atividades lúdicas e encenações do cotidiano medieval têm o papel de alcançar um público maior. “É através da representação e do diálogo com o público que certas noções vão sendo (des)construídas. Como apoio, haverá alguns materiais expositivos sobre o processo de expansão do domínio árabe na Idade Média e sobre a importância e desenvolvimento da ciência e da filosofia à época”, afirmou Fernanda.

O evento contará com espaço lúdico para apresentar ao público brincadeiras que foram popularizadas no Ocidente, como os jogos de tabuleiro gamão, dama e xadrez. Também haverá contação de histórias. Pessoas com traje medieval completo e crianças de até 12 anos acompanhadas dos pais têm entrada gratuita.

Serviço

Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí
Das 13 às 22 horas
Dias 24 e 25 de agosto
Entrada: R$ 5,00
Parque Histórico de Carambeí – Avenida dos Pioneiros, 4050 – Carambeí -Paraná
Mais informações no site
Telefones: (42) 3231-5063 / 98433-4639

Divulgação

Publicações relacionadas