Da redação
São Paulo – Os negócios fechados na Expocomer, feira multissetorial realizada entre os dias 3 e 7 no Panamá, vão gerar US$ 4,1 milhões nos próximos meses para as empresas brasileiras que participaram do evento, segundo informou hoje (17) a assessoria de imprensa da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex). O valor corresponde a 2,3% do total que o Brasil exportou para o país da América Central em 2003, que foi de US$ 182 milhões.
Segundo a Apex, 95 companhias do Brasil participaram da feira representando vários setores, como os de alimentos, máquinas para panificação, bombas d’água, confecções, materiais de construção, equipamentos eletrônicos, utensílios domésticos, calçados, jóias e bijuterias, artigos para escritório e produtos de higiene pessoal.
Sempre de acordo com a agência, o stand brasileiro foi o de maior destaque da feira e por ele passaram visitantes de 26 países, como Costa Rica, Equador, Nicarágua, Honduras, México, Espanha, Portugal e Estados Unidos. Tais visitantes, segundo a Apex, compraram no ato o equivalente a US$ 884 mil em produtos brasileiros.
Entre os expositores brasileiros haviam representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. No total 1,2 mil empresas de 30 países participaram da feira. Com o resultado obtido, a diretoria da Apex promete intensificar o trabalho de promoção comercial nos países latino-americanos.