São Paulo – A Fruit Logistica, feira de frutas realizada no inicio do mês, na Alemanha, deve render mais de US$ 121 milhões em negócios para as mais de 60 empresas brasileiras que participaram. Nos três dias da feira foram fechados pedidos no valor de US$ 24 milhões. Entre os mercados que fizeram contatos com as companhias estão o Oriente Médio, Europa e Ásia. As informações são do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).
Essa foi a maior participação brasileira na feira alemã. O Brasil teve um estande de 350 metros quadrados organizado pelo Ibraf, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Segundo a gerente executiva do Ibraf, Valeska de Oliveira, em nota divulgada pela entidade, foi muito importante a participação das empresas brasileiras, mesmo em momento de crise, pois todos os concorrentes do Brasil estavam no evento.
Entre os produtos brasileiros apresentados na feira estavam o mamão, abacaxi, banana, manga, maçã e açaí. A empresa Doce Mel, por exemplo, levou o mini abacaxi, conhecido como Queen Baby, que já é comercializado na Europa por outros países. Segundo o diretor da empresa, Roberto Cavalcanti, a fruta foi aprovada pelos clientes que afirmaram que ela é mais saborosa do que as de outros países.
Outra novidade apresentada no estande brasileiro foi a embalagem plástica para papaia da empresa UGBP. De acordo com texto do Ibraf, a vantagem da embalagem é que ela conserva o produto por mais tempo, além de diminuir o manuseio do consumidor. No caso da empresa Agrícola Fraiburgo, a novidade foram as frutas liofilizadas, que são desidratadas e se parecem com salgadinhos. Os petiscos, que podem ser encontrados em diversos sabores, já vêm numa embalagem pronta para consumo.
Segundo dados da organização do evento, a edição da Fruit Logistica deste ano bateu recorde de expositores, somando 2.288 empresas de 80 países, contra 2.110 de 68 países no ano anterior.