São Paulo – O primeiro dia da Saudi Agro Food, feira do setor de alimentos que começou neste domingo (1) em Riad, na Arábia Saudita, deixou os empresários brasileiros que participam da mostra satisfeitos. De acordo com o secretário geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que acompanha a exposição, o dia de abertura da feira foi de boa movimentação e os empresários que viajaram do Brasil até Riad já começaram a fazer contatos de negócios.
A participação brasileira é organizada pela Câmara Árabe em parceria com o Ministério da Agricultura. A mostra abriu pela tarde e o ministro da Agricultura da Arábia Saudita, Fahed Bem Gunaim, passou pelo estande brasileiro. Ele conversou com o embaixador do Brasil em Riad, Sérgio Luiz Canaes, e fez perguntas sobre a participação brasileira. No pavilhão, estão representadas 16 empresas brasileiras, desde trading das áreas de café, arroz, açúcar, até fabricantes de lácteos, suplementos alimentares, doces, sementes, grãos e carne.
Além das empresas, estão presentes também a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) e a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo). Esta é a primeira vez que a Câmara Árabe organiza uma participação brasileira na Saudi Agro Food, lembra Michel Alaby. O Ministério da Agricultura enviou o secretário de Política Agrícola, Edilson Guimarães, e o diretor de Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Eduardo Sampaio.
A exposição tem um total de 7.200 metros quadrados, ocupados por 288 expositores de 32 países. Entre os principais estão China, Alemanha, França, Índia, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Dinamarca, Holanda, Turquia, Emirados, Estados Unidos e Brasil. O objetivo da mostra é levar os fornecedores de alimentos até a Arábia Saudita, que, em função das condições desfavoráveis para a agricultura, é uma grande importadora de alimentos. Em 2008, o país importou US$ 15 bilhões em alimentos, um aumento de 25% sobre 2007.
A delegação brasileira foi recebida neste domingo para um almoço na embaixada do Brasil em Riad. Nesta segunda-feira (2), o Ministério da Agricultura promove um seminário para mostrar aos sauditas as oportunidades de investimentos no agronegócio e na produção brasileira de alimentos.

