Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) vai promover na próxima sexta-feira (31) o seminário "Oportunidades de Negócios e Investimentos na Índia e nos Emirados Árabes Unidos", em Florianópolis. Na ocasião, o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, vai fazer uma apresentação sobre o país árabe.
O seminário tem como objetivo apresentar aos empresários catarinenses as oportunidades de negócios nos dois países em diversos setores, e também lançar a Missão Empresarial de Santa Catarina à Índia e aos Emirados Árabes 2007, que deverá ocorrer em novembro. A missão vai receber o apoio da Câmara Árabe que está ajudando na programação das atividades no país árabe.
Alaby vai falar no seminário sobre a economia dos Emirados, investimentos do país, comércio com o Brasil e turismo. "Vou fazer uma apresentação geral do país", disse. Segundo ele, durante a missão, a idéia é levar os empresários na Big 5 Show, maior feira do setor de construção do Oriente Médio, que será realizada em novembro.
Além disso, os empresários deverão conhecer o Porto e Zona Franca de Jebel Ali; o Centro de Distribuição Brasileiro, também na Zona Franca; e os shoppings Dubai Village, Ibn Batuta e Emirates Mall.
O seminário vai contar também com uma apresentação sobre o mercado indiano, que será apresentado por um representante da Câmara de Comércio Índia Brasil. Após as duas apresentações, um representante da Fiesc vai falar sobre a missão.
No ano passado, a Fiesc promoveu uma missão empresarial aos Emirados Árabes, Catar e Kuwait, da qual participaram representantes de 10 empresas e entidades ligadas ao setor de construção civil, especialmente fabricantes de material de construção. A missão também contou com o apoio da Câmara Árabe e com a participação do secretário-geral e do vice-presidente de marketing da entidade, Rubens Hannun.
As exportações catarinenses aos Emirados Árabes, nos sete primeiros meses do ano, somaram US$ 32,73 milhões, o que representou um aumento de 57% em relação ao mesmo período do ano passado. Os principais produtos embarcados foram carnes, acessórios para tubos de ferro, ladrilhos e cerâmicas, autopeças e portas. Já as importações de Santa Catarina dos Emirados somaram US$ 86,3 mil. No mesmo período do ano passado o país árabe não exportou para o estado brasileiro. Componentes de vidros e perfumes foram os principais itens importados.
O seminário é gratuito e as inscrições para participar devem ser feitas no Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiesc (ver contatos abaixo).
Serviço
Seminário: Oportunidades de Negócios e Investimentos na Índia e nos Emirados Árabes Unidos
Tel: +55 (48) 3231-4665
Fax: +55 (48) 3231-4669
E-mail: cin@fiescnet.com.br
Site: www.fiescnet.com.br/cin

