Filmes brasileiros são selecionados para festival no Egito

Seis filmes produzidos com participação brasileira vão competir no El Gouna Film Festival, que ocorre a partir de 20 de setembro em balneário do Mar Vermelho.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – Seis filmes brasileiros – parte deles coproduções com outros países – fazem parte da lista de títulos selecionados para o El Gouna Film Festival, festival de cinema que ocorrerá entre os dias 20 e 28 de setembro no balneário de El Gouna, no Mar Vermelho, no Egito.

O festival tem várias categorias e os brasileiros disputam lugares em três. Os filmes “Teoria sobre um planeta estranho”, do brasileiro Marco Antônio Pereira, e “Guaxuma” (foto acima), da brasileira Nara Normande, produção de Brasil e França, concorrem em curta-metragem.

“Nossa Chape”, produção brasileira e norte-americana dos cineastas norte-americanos Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist, disputa o concurso de documentários. Na categoria Longa-Metragens concorre o filme “As Herdeiras”, do diretor paraguaio Marcelo Martinessi, coproduzido por Paraguai, Brasil, Alemanha, Uruguai, Noruega e França.

Outros longa-metragens com participação brasileira selecionados para o festival são “Tarde para morrer jovem”, da chilena Domingas Sotomayor, produzido em conjunto por Chile, Brasil, Argentina e Holanda, e “Zama”, da argentina Lucrecia Martel, coproduzido por Argentina, Brasil, Espanha, França, México, Estados Unidos, Holanda e Portugal.

O curta-metragem “Teoria sobre um planeta estranho” fala sobre o amor, morte e sentido da vida por meio da paixão de um homem por uma mulher. “Guaxuma” é ambientado em uma praia alagoana e conta a história de duas amigas abaladas por uma tragédia. “Nossa Chape” é um documentário sobre o time de futebol brasileiro Chapecoense, que teve quase todos os integrantes mortos em um acidente de avião há cerca de dois anos.

O longa “As Herdeiras” conta a história de duas paraguaias ricas que se percebem sem dinheiro na velhice, e “Tarde para morrer jovem” é sobre uma família argentina que decide ir morar no campo movida por ideais. “Zama” trata da vida de um oficial da coroa espanhola que resolve partir para Buenos Aires. Alguns atores brasileiros atuam nos filmes, caso de Regina Duarte em “As Herdeiras” e Matheus Nachtergaele em “Zama”.

El Gouna Film Festival está na segunda edição. Ele distribui prêmios em dinheiro e faz homenagens especiais. Além dos títulos que concorrem no festival, serão exibidas outras 25 produções que não estão na competição, somando 80 filmes. A programação contempla ainda discussões sobre o cinema com o objetivo de desenvolver talentos da região.

Serviço:

El Gouna Film Festival
De 20 a 28 de setembro de 2018
Mais informações: http://elgounafilmfestival.com/

Divulgação

Publicações relacionadas