São Paulo – A Fispal, feira do setor de alimentação, quer levar comidas árabes para o Nordeste do país. A mostra tem uma versão chamada Fispal Nordeste, cuja sexta edição vai ocorrer de 04 a 07 de novembro, em Olinda, Pernambuco, para a qual pretende atrair fabricantes e distribuidores de alimentos árabes. Segundo Andréia Nunes, coordenadora para o Mercado Internacional da Brazil Trade Shows, empresa promotora do evento, a intenção é levar companhias que já atuam no país e querem se expandir para o Nordeste.
“O consumo no Nordeste cresceu 143% desde 2002”, diz Andréia, para dar um exemplo do potencial do mercado nordestino para alimentação e bebidas. De acordo com dados compilados pela Brazil Trade Shows, nos últimos cinco anos a região atraiu mais de 2,5 mil indústrias do segmento. Por isso a coordenadora acredita que esse mercado pode ser atrativo também para a indústria árabe de alimentos. Pernambuco, onde ocorre a feira, tem o Porto de Suape, por onde os produtos costumam chegar no Nordeste.
Andréia lembra que a região Nordeste cresce muito em função do turismo e que esse setor tem forte ligação também com o segmento de alimentação. A Fispal Nordeste, além de expor alimentos e bebidas, também mostra tecnologias para a indústria do setor, embalagens, produtos para food-services, como cozinhas industriais, matérias-primas para fabricação dos alimentos e serviços de logística para a área.
A feira começou a ser promovida no Nordeste há cinco anos. Em novembro ela vai ocorrer no Centro de Convenções de Pernambuco, das 16h às 22h. Paralelamente à exposição acontecem eventos como uma das etapas da 3ª Copa Brasileira de Pizzarias. Nela, além de tendências em preparo de pizza, é realizado um concurso cuja final será realizada no ano que vem, durante a Fispal Food Service, em São Paulo. Os finalistas vêm de dez etapas classificatórias nas cidades de maior consumo de pizza do país.
Também ocorre, durante a Fispal Nordeste, o Gourmet Show, e concursos em preparo de pratos com carne, comida japonesa, massas e comidas típicas do Nordeste. No ano passado, a mostra de Pernambuco teve 26.148 visitantes e exposição de 350 empresas. A estimativa dos organizadores é que tenham sido gerados R$ 800 milhões em negócios. Entre os visitantes, 12% eram engenheiros de produção e 11% gerentes comerciais. As inscrições para expositores podem ser feitas até a última semana de outubro ou até quando terminarem os espaços para comercialização.
Serviço
6ª Fispal Nordeste
De 04 a 07 de novembro
Das 16h às 22h
Centro de Convenções de Pernambuco
Site: www.fispal.com
Telefone: +55 (11) 3234 7746
E-mail: international@btsp.com.br