São Paulo – A Flora Néctar, fabricante brasileira de mel, pretende voltar a vender para o mercado árabe. A empresa chegou a exportar para a Arábia Saudita há cerca de três anos e se programa para participar de uma feira do setor de alimentação, a Sial Middle East, no ano que vem, com o intuito de retomar as vendas para os árabes. A feira ocorre anualmente em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A exportação no passado a Jeddah foi de 35 toneladas, segundo o diretor proprietário da Flora Néctar, José Eduardo Anibal.
“O mercado árabe é muito interessante. No Ramadã, eles usam muito mel. Há bastante consumo”, afirma Anibal. O problema para vender à região, segundo o empresário brasileiro, é a concorrência com a China. Ele conta que o país asiático costuma exportar mel para a Alemanha e de lá o produto é vendido para o mercado árabe. A concorrência com o mel chinês não é um empecilho para vender apenas aos árabes, mas para os países em geral. “Mas a qualidade do mel chinês é muito inferior”, afirma o dono da Flora Néctar.
A indústria fica em Barretos, no interior paulista, e é bem focada na exportação. Atualmente 82% da produção vai para o mercado externo. São sete países que compram o mel da companhia, sendo que os grandes importadores são Estados Unidos e Canadá. E as perspectivas para a exportação são boas. Só nos cinco primeiros meses deste ano, a Flora Néctar já vendeu o total de 2013, em função do bom desempenho tanto no mercado interno quanto externo. A produção do ano passado foi de 2,5 milhões de toneladas de mel.
No Brasil a Flora Néctar vende mel em vários tamanhos e embalagens, desde sachês até mais de um quilo. Para o exterior o produto normalmente é enviado em tonéis de 280 quilos. A opção pelo produto em volume maior é para tornar o preço mais atrativo. A empresa de Barretos comercializa o mel puro e também o mel composto, misturado a extratos de própolis, eucalipto, guaco, entre outros. Há inclusive, mel em embalagens atrativas ao público infantil.
A Flora Néctar processa todo o mel em sua unidade em Barretos. A matéria-prima, no entanto, vem de praticamente todo o Brasil, de apicultores com os quais a empresa tem parceria. A indústria também mantém um dos maiores projetos de produção de mel orgânico no Brasil. Atualmente, ao redor de 80% do mel comercializado pela empresa é orgânico.
Contato:
Flora Néctar
Telefone: +55 (17) 3322 3867
Site: www.floranectar.com.br


