São Paulo – O Folha de Uva, tradicional restaurante de comida libanesa da capital paulista, está começando sua expansão em franquias para praças de alimentação de shoppings de São Paulo e das cidades da região do ABC, que inclui Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A primeira unidade franqueada será inaugurada na próxima terça-feira (22), no Golden Square Shopping, em São Bernardo.
A sede do restaurante foi aberta há quase 25 anos e é comandada pelo chef Samir Cauerk Moysés, capixaba descendente de libaneses. É por isso que, para expandir, ele tomou uma decisão que considera muito importante para os seus negócios: toda a comida das unidades franqueadas será preparada por ele e por sua equipe na matriz do Folha de Uva.
“Eu quero que seja uma cozinha autoral, mesmo sendo uma franquia. Eu tenho meus temperos, meu jeito de fazer a comida. Quero que ela tenha o meu toque”, explica Samir. Para isso, ele conta, serão preparados 250 quilos de alimentos todos os dias, de 30 tipos diferentes de pratos que serão servidos no sistema de buffet.
“A franquia vai ter uma área de cozinha menor e com menos custos. Ela vai receber toda a comida pronta ou semipronta e terá que aquecer ou esfriar”, relata o chef. Entre os pratos servidos estão as mais conhecidas comidas da gastronomia do Líbano, como quibes, esfihas, tabule, fatouche, abobrinha recheada, arroz de frango, charuto de folha de uva e de repolho, kafta, além das pastas que acompanham as refeições, como homus, coalhada seca e babagannuj.
O modelo de negócios
Samir conta que optou pelas franquias em shoppings devido ao público que frequenta estes locais. “O shopping traz uma clientela que pode ser fiel e cativa, e a comercialização lá é muito mais rápida”, diz.
Como a intenção é expandir mantendo a qualidade da comida, o chef ressalta que não pretende abrir um grande número de restaurantes. “Não tenho pretensão de ser uma grande rede. Podemos abrir até dez lojas”, afirma.
Para ter uma franquia do Folha de Uva é preciso que o interessado se coloque à frente do negócio. “Não quero sócios investidores. Tem que ser alguém que viva daquilo. Ele tem que ser o gerente”, destaca Samir.
A franquia do Golden Square Shopping pertence ao arquiteto aposentado Valter Luiz Dantas e será gerenciada por seu filho, o economista Luiz Fernando Dantas. O investimento feito para a abertura do restaurante foi de R$ 500 mil, incluindo o custo do ponto do shopping, a contratação de nove funcionários e a reforma da cozinha da loja.
A expectativa de faturamento da franquia, segundo Samir, é de R$ 270 mil por mês, mas este valor pode variar de shopping para shopping. Os franqueados pagam ao Folha de Uva 5% sobre as vendas da loja e mais 2% sobre o faturamento para a propaganda da marca.
Quem estiver interessado em abrir uma franquia do Folha de Uva deve entrar em contato diretamente com o chef Samir Cauerk pelo e-mail samir@folhadeuva.com. Para saber mais sobre o restaurante é só acessar o site www.folhadeuva.com.