São Paulo – O primeiro dia da Food Arabia, feira do setor de alimentos que acontece em Jeddah, na Arábia Saudita, rendeu bons contatos para as quatro empresas brasileiras que negociam no evento. Entre as quase 40 visitas feitas ao estande do Brasil, mais de dez devem render negócios. As informações são de Michel Alaby, CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que está no país árabe e participa da mostra.
As empresas brasileiras que mais receberam contatos foram o Frigorífico Equatorial, de carne bovina, e a ABN Trading, cujos produtos mais procurados foram milho e sucos de fruta. Cada uma delas recebeu dez visitas. Somente para o Equatorial, há a possibilidade de fechamento de negócios com quatro empresas; para a ABN, com três. Para a Oxford Porcelanas, o primeiro dia do evento rendeu quatro contatos, e para a Energy Trading foram cinco visitas. "O primeiro dia foi muito bom", destacou Alaby.
A Câmara Árabe também recebeu o contato de seis empresários, que buscavam produtos como frangos, móveis, papéis e café, e também de serviços de logística. A mostra conta pela primeira vez com um estande do Brasil, organizado pela Câmara Árabe e Itamaraty. Além das quatro empresas, também participa da mostra, no estande do Brasil, a Central Brasileira de Alimentos Halal (Cibal), certificadora de alimentos halal.
A comitiva da Câmara Árabe, composta pelo CEO da entidade, e também por Tamer Mansour, executivo de Assuntos Governamentais, e Guilherme Ferrioli, executivo de Negócios; ainda visitou a Câmara de Comércio de Jeddah, onde, junto a executivos do Frigorífico Equatorial, foram recebidos pelo secretário-geral da instituição, Adnan Mandoura, e pela gerente-administrativa do Departamento de Assuntos Bilaterais, Hanaa Al Zamzami.
Um dos principais pontos da visita foi o acordo para a realização de um encontro entre investidores brasileiros e sauditas, que deve ocorrer entre o final deste ano e o início de 2012. Outro assunto tratado na visita foi a realização de uma "Semana Brasileira" para promover os produtos do país na Arábia Saudita, além da cultura brasileira. A Food Arabia segue até quarta-feira (01).