São Paulo – As relações econômicas do Brasil e da Tunísia serão tema de um fórum que vai acontecer no dia 06 de maio na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. O ministro da Indústria, Minas e Energia da Tunísia, Kamel Ben Naceur, estará no encontro acompanhado de uma delegação de empresários da nação árabe. O ministro também vai participar do relançamento do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, um dia antes do encontro na Fiesp.
No Fórum “Parceria Tunísia-Brasil: Oportunidades a abraçar” serão abordadas as oportunidades de cooperação econômica, negócios e investimentos entre os dois países. Falarão lideranças do setor empresarial tunisiano e brasileiro, além do próprio ministro. O relançamento do Conselho Empresarial será um dos temas do encontro. Ele foi criado em 2002 e reúne representantes de setor empresarial das duas nações. Com o relançamento, o grupo passará a ter representação de novos setores, como o de turismo, médico e farmacêutico.
O embaixador da Tunísia em Brasília, Sabri Bachtobji, afirma que a Tunísia tem atualmente um clima favorável para parcerias, já que possui uma nova constituição, além de um novo governo. Segundo o diplomata, o país quer estabelecer cooperação com nações da região Sul (países em desenvolvimento) como o Brasil e não apenas com a Europa e o mundo árabe. “Temos uma amizade tradicional com o Brasil”, afirma Bachtobji, lembrando que, no entanto, é preciso impulsionar a cooperação entre as duas regiões com projetos concretos.
O fórum será uma oportunidade para troca de informações entre empresários e lideranças da Tunísia e do Brasil. “Quando se conhecem mais, os operadores econômicos têm toda inteligência e experiência para ver onde há oportunidades para fazer negócios”, afirmou Bachtobji à ANBA. “Queremos criar uma nova sinergia para encorajar a cooperação”.
A Tunísia também tem um novo código para investimentos estrangeiros, o que deve incentivar o interesse internacional pelo país. As vantagens de investir no país árabe serão apresentadas no Fórum da Fiesp. No encontro, os brasileiros serão convidados a participar do Fórum de Investimentos da Tunísia, que ocorrerá em 12 e 13 de junho deste ano, em Túnis.
A ideia do Fórum surgiu durante uma visita do embaixador Bachtobji à Câmara Árabe e à Fiesp no ano passado. A data foi escolhida para aproveitar a oportunidade da Apas, feira do setor de alimentação que ocorre de 05 a 08 de maio em São Paulo.
Os empresários que integrarão a delegação tunisiana também devem participar da feira, que terá estande organizado pela Câmara Árabe. A delegação terá aproximadamente 10 pessoas. Também integrarão o grupo representantes da União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica) e da Agência de Promoção de Investimentos Estrangeiros (Fipa).


