São Paulo – O Global Halal Brazil Business Forum (GHB), maior fórum brasileiro sobre halal, será uma oportunidade de encontro e networking entre profissionais e empresários que atuam ou pretendem trabalhar com esse nicho. O encontro ocorre nos dias 23 e 24 de outubro e deve reunir mais de 400 pessoas no WTC Events Center, na cidade de São Paulo.
São esperados empresários, executivos, especialistas, acadêmicos, autoridades, representantes do setor público e profissionais de instituições e associações setoriais, tanto do Brasil como de países com populações muçulmanas, entre eles os árabes. Na foto acima, edição do GHB de 2021.
“O GHB é o único espaço, com agenda bianual, que se propõe a juntar esses elos todos. Hoje não existe no Brasil outro grande evento voltado ao halal com essa dimensão, que propicia tanto a discussão do assunto como o encontro desses players”, afirma a diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Silvana Gomes.
A Câmara Árabe é a promotora do fórum com a certificadora Fambras Halal. Realizando o GHB, as duas colocam em pauta um mercado no qual o Brasil já se estabeleceu como grande fornecedor de proteína e busca novos espaços. Os produtos halal são aqueles produzidos conforme as regras do Islã e aptos para consumo dos muçulmanos.
Em seus dois dias, o GHB terá plenária com os grandes assuntos do halal, onde falarão os maiores especialistas em cada temática. Os debates serão o eixo central do evento, mas ele foi planejado também para propiciar os contatos profissionais. Patrocinadores do GHB, inclusive, terão a possibilidade de expor seus produtos e serviços em um espaço próximo do auditório, onde os participantes poderão se encontrar para networking.
O perfil variado do público deve favorecer o encontro com possíveis parceiros para negócios ou colaborações. Silvana lembra que estarão presentes no GHB também compradores internacionais e jornalistas, que virão a São Paulo pelo Projeto Halal do Brasil, levado adiante pela Câmara Árabe e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para impulsionar a exportação de alimentos halal com valor agregado.
“O fórum está trazendo como palestrantes diferentes atores do ecossistema halal, acadêmicos e consultores especializados que estão em contato com as grandes marcas que fornecem para o mercado halal e que sabem quais são as problemáticas e as preocupações e o que dá certo nesse mercado. É um bom momento de abordá-los e aprender um pouco mais sobre as oportunidades do mercado global halal”, afirma Silvana.
O mercado islâmico reúne quase 60 países, com uma população de cerca de 1,97 bilhão de habitantes e movimentação econômica de US$ 5,7 trilhões ao ano. O consumo de produtos halal está tanto em países oficialmente islâmicos como em outros que apenas possuem habitantes dessa religião. O nicho alcança também não muçulmanos, já que muitos procuram os produtos com certificação halal em função da maneira como são produzidos.
Silvana chama os exportadores brasileiros a fazerem seu planejamento para atender essas populações. “Quanto antes os participantes da cadeia de valor da exportação – não só exportador, mas também operador logístico, o prestador de serviços e outros que estão no comércio exterior – compreenderem a dimensão desse mercado e a importância de estar nele, melhor. Quase um terço da população global será islâmica nos próximos anos”, diz.
As inscrições para participar do GHB estão abertas e são gratuitas. Além da versão presencial, haverá transmissão pelo YouTube. Também está aberta a possibilidade para empresas serem patrocinadoras do evento e, assim, disporem de espaço de exposição de marca e acesso a locais exclusivos de networking.
Serviço:
Global Halal Brazil Business Forum
Dias 23 e 24 de outubro de 2023
WTC Events Center
Av. Nações Unidas, 12.551 – São Paulo – SP
Mais informações e inscrições aqui