Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – Após ter viajado diversas vezes para Frankfurt, na Alemanha, para fotografar mulheres muçulmanas de uma família árabe, a fotógrafa brasileira Morgana Festugato ficou interessada em levar seu trabalho para o mundo árabe. Com conhecimento em artes plásticas, Morgana mistura fotografia com pintura e transforma retratos em obras de arte. "Faço fotos para as pessoas se olharem e se acharem mais bonitas. Trabalho muito com esse lado da beleza", afirma a fotógrafa, que está há 13 anos na profissão.
O trabalho de Morgana começou em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e hoje já se expandiu para Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Bahia e até para Europa. "Eu curto muito conhecer novas culturas e povos diferentes, isso é o que mais me atrai", diz Morgana, que já tem agendado para o mês de agosto uma sessão de fotos em Taipei, Taiwan, e em setembro em Paris.
De acordo com ela, as sessões de fotos fora de Santa Catarina, onde mora, são agendadas por representantes, inclusive nos outros países. "São eles que fazem os contatos e agendam para mim. Seria interessante ter um representante num país árabe, que tivesse influência e bons contatos para divulgar meu trabalho", diz Morgana. O representante recebe uma comissão por cada sessão de fotos.
"Quando vou para outro país monto meu estúdio no próprio hotel. Coloco os flashes, faço maquiagem e deixo as pessoas bem confortáveis para serem fotografadas. Meu trabalho é uma terapia", afirma Morgana. Segundo ela, a maioria das pessoas que procuram seu trabalho são mulheres e adolescentes comuns. O resultado das fotos é tão surpreendente que Morgana já tem fama de maga. "Todo mundo tem um ângulo bonito e um lado sensual. Nas fotos, tento captar o olhar que vem de dentro da alma", diz.
Em cada sessão, que dura em média umas duas horas, são tiradas várias fotos digitais. Depois, Morgana seleciona 30 imagens e faz a cliente escolher 10. Após uma semana, a cliente recebe as fotos em tamanho 15 centímetros por 21 centímetros. O book ainda inclui uma fotopintura, que é a fotografia com aplicação de tinta a óleo diretamente sobre o papel fotográfico.
Outra técnica utilizada por Morgana é a fototela, uma foto que após várias etapas digitais e artesanais é transferida para uma tela de linho puro que recebe retoques com tinta a óleo. A terceira opção de Morgana e a mais trabalhosa são as Pin Ups, que também levam muita pintura e criatividade em cima das fotos.
Para fazer as Pin Ups, as mulheres tiram fotos de salto-alto e lingerie e depois Morgana trabalha em cima de cada uma delas criando roupas e detalhes que deixam as fotos parecidas com desenho. "É o que eu mais gosto de fazer. É como brincar de Barbie", diz a artista.
Mulheres árabes
Segundo Morgana, a experiência que ela teve com as mulheres árabes na Alemanha foi maravilhosa. "A mulher árabe para mim é uma referência de sensualidade. Os olhos delas dizem tudo", afirma. Morgana também acha que o fato das mulheres árabes usarem muitas jóias e roupas coloridas faria as fotos ficarem "maravilhosas". "Elas iriam gostar muito do meu trabalho", diz.
De acordo com Morgana, seu trabalho é divulgado no boca-a-boca. No caso das mulheres árabes da Alemanha, ela começou fotografando uma mulher, que depois chamou sua irmã e depois outras mulheres da família. Resultado: uma tela com a família toda. "Elas vinham com vestido de noiva, traziam o marido junto, que também vestia a roupa do casamento e tiravam as fotos", conta.
Contato
Morgana Festugato
Tel. +55 48 32268468
Site: www.morganafestugato.com