Isaura Daniel
São Paulo – Os perfumes da marca brasileira Anantha estão nas lojas do Oriente Médio. A empresa fabricante, que leva o mesmo nome e tem sede em São Paulo, começou a exportá-los no segundo semestre do ano passado e já tem três países árabes entre os seus principais clientes: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait. Em cada um deles há distribuidores exclusivos para a marca.
A Anantha foi fundada há três anos e, em função da boa aceitação dos seus produtos no mercado internacional, criou no início deste ano uma nova empresa, a Brazilian Way, voltada exclusivamente para a exportação. Além das três nações do Oriente Médio, os perfumes são comercializados também em Hong Kong e Portugal.
Com a criação da nova empresa, as exportações devem mais do que dobrar este ano e chegar a R$ 1 milhão, de acordo com o diretor da Brazilian Way, Márcio Xavier, um dos fundadores da Anantha. A companhia já está negociando a entrada dos produtos na Alemanha, França, Grécia, Turquia, Argélia, Angola, África do Sul, Japão e Líbano.
Além dos perfumes, que são o carro-chefe, a Anantha fabrica e exporta outros artigos como sabonetes líquidos, loção hidratante e óleo para o corpo. A empresa produz ao redor de 30 produtos voltados para o mercado externo e cerca de 45 para o interno.
Para a exportação há linhas de perfumes como a Thayrá, feita a partir de maçã, cassis e jabuticaba, e a Issé, com jasmim, patchuli e vetiver. Também há perfumes e loções com essências tipicamente brasileiras como de laranja, maracujá com chocolate, extrato de café e tapioca.
Como o cliente quer
De acordo com Xavier, a empresa desenvolve os produtos de acordo com os gostos de cada país. "No Oriente Médio há uma cultura de perfumaria muito forte. Os árabes gostam de perfumes fortes, com dourado nas embalagens, com fragrâncias mais quentes, com muita madeira e de florais como jasmim e tuberosa", afirma.
No ano passado, o mercado árabe recebeu cerca de 80% das exportações da Anantha. Neste ano, em função do possível aumento no número de países compradores, eles devem ficar com 60% do total.
Anantha
A Anantha foi fundada por quatro sócios. Com a criação da companhia de exportação, Xavier, que é químico e administrador de empresas, ficou responsável pelo mercado internacional, enquanto os demais sócios ficaram com o mercado interno.
A sede da empresa fica na capital paulista, mas a produção é terceirizada e feita por uma indústria de Blumenau, em Santa Catarina. No Brasil, a marca Anantha está presente em cerca de 700 a 800 pontos-de-venda.
Contato
Brazilian Way
www.anantha.com.br
sac@anantha.com.br
+55 (11) 3815 9961