Geovana Pagel
São Paulo – A ligação entre o design de roupas e sapatos é cada vez maior. Na 36.ª edição da Feira de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal), que será realizada entre os dias 13 e 16 de julho, em São Paulo, estilistas brasileiros conhecidos internacionalmente como Amir Slama, Alexandre Herchcovitch, Walter Rodrigues, Maurício Medeiros, Gloria Coellho, Jota Syballena e Lino Villaventura vão apresentar calçados criados especialmente para o evento.
Eles vão comparecer pela primeira vez a uma feira nacional do setor em um estande da Associação Brasileira dos Estilistas (Abest).
A gerente de marketing da Francal, Sâmia Hannouche, contou que a aproximação entre estilistas e a Associação Brasileira das Indústrias de Componentes de Couro e Calçados (Assintecal) teve início no ano passado, com a criação da Abest.
"A Assintecal desenvolve pesquisas de tendências em cores e couro e, a partir da disponibilidade da matéria-prima, os estilistas desenvolvem e assinam seus protótipos", disse.
Assim ganham os dois lados: para as marcas de calçados a assinatura de um estilista de renome agrega valor ao produto e ajuda nas vendas; para os criadores da moda, associar-se a um mercado sólido é garantia de bons negócios.
Maurício Medeiros, o único designer especializado em calçados da Abest, é um dos principais articuladores desta união. Segundo ele, finalmente a indústria brasileira está percebendo o valor do design nos negócios.
"O objetivo da Abest é a promoção, no exterior, do design extremamente original da moda brasileira", afirmou. "A brasilidade está em alta no mundo, precisamos apostar nestas oportunidades especiais para mostrar que temos materiais diferenciados e de qualidade", declarou.
De acordo com Medeiros, a meta é fazer com que o preço médio do calçado brasileiro exportado fique entre US$ 20,00 e US$ 25,00. "Assim ele irá atingir um volume maior de pessoas com potencial de compra, mas que buscam um design diferenciado", disse.
Árabes, potenciais compradores
Países árabes como Jordânia, Emirados e Líbano são citados pelo designer como potenciais compradores da moda brasileira (roupas, calçados e acessórios). Em dezembro de 2003, Medeiros esteve nos Emirados Árabes onde participou como representante da Abest na Semana do Brasil em Dubai.
"A feira de Dubai rendeu muitos contatos interessantes. Tanto que na última edição da São Paulo Fashion Week recebi a visita de dois grandes lojistas árabes, um de Dubai e outro de Beirute (Líbano). O de Beirute inclusive está interessado em importar e distribuir as marcas da moda brasileira", afirmou.
Em relação à Francal, o estilista não poderia ser mais otimista. "Uma feira importante como esta, a maior da América Latina, seguramente vai fortalecer laços e aproximar novos clientes."
A feira vai ocupar os 42 mil metros quadrados de área disponível do pavilhão de exposições do Anhembi. O evento contará com mais de 800 expositores e espera a visita de 48 mil profissionais do setor, sendo que cerca de dois mil deles são compradores internacionais vindos de diversas partes do mundo.
Serviço
Francal
De 13 a 16 de julho de 2004
Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo/SP
www.feirafrancal.com.br