Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – A Nutriza Agroindustrial, dona da marca de frangos Friato, vai participar pela primeira vez de uma feira de negócios no mundo árabe: a Gulfood, do ramo de alimentos, que vai ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro. A empresa já vende para a região, mas a partir de maio vai ampliar sua capacidade de produção e, conseqüentemente, quer aumentar as exportações.
“Em maio nós vamos passar a abater 180 mil frangos por dia, ante 130 mil hoje, e a data da feira pesou em nossa decisão”, disse o gerente de exportação da companhia, Paulinho Hoff. “Estamos crescendo e precisamos aumentar nossas vendas”, acrescentou. Na feira, ele quer contatar novos clientes, fortalecer a marca e ampliar os negócios. A Nutriza vai expor no estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pelo Ministério da Agricultura.
A empresa não tem representantes no exterior, os negócios são feitos diretamente pelo departamento de exportação. Daí a importância de travar contato direto com distribuidores e varejistas locais que vão estar na feira. “Vamos ampliar a produção porque as expectativas de aumento do consumo mundial são boas, temos que crescer”, afirmou Hoff.
Na região, a Nutriza exporta para os Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã, Jordânia, Bahrein e Catar. São cerca de 600 toneladas por mês, ou 40% das exportações da companhia. Hoff destacou que a empresa não vende ainda para a Arábia Saudita, que é o maior mercado do frango brasileiro em volumes importados e o terceiro maior em receitas. Nesse sentido, o país será um dos focos futuros de prospecção.
No mercado externo a empresa vende frango em pedaços congelados e, no caso específico do Oriente Médio, um frango inteiro desossado ideal para a preparação do shawarma, prato típico da região, feito com carne de carneiro ou frango, e que no Brasil é mais conhecido como “churrasquinho grego”. Segundo Hoff, 100% das aves exportadas para a região são halal, ou seja, preparadas de acordo com a tradição islâmica.
A companhia existe há 15 anos e tem sede em Pires do Rio, município de Goiás a 150 quilômetros de Goiânia, capital do estado. Ela emprega 2 mil funcionários e tem mais 340 criadores de frangos integrados.
Ela espera atingir neste ano um faturamento de R$ 250 milhões, segundo Hoff. As exportações respondem atualmente por cerca de 30% das receitas da empresa.
Contato
Nutriza/Friato
Paulinho Hoff
Tel: +55 (64) 3461-7694
E-mail: export@friato.com.br e ph-director@ph-foods.com.br
Site: www.friato.com.br

