São Paulo – Há um ano, a Showcolate, empresa de Belo Horizonte que comercializa sobremesas de frutas com chocolate, abriu seu primeiro quiosque em um país árabe, o Líbano. Hoje, ela conta também com uma unidade em Omã e já se prepara para entrar nos mercados da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Bahrein e Catar. E não deve parar por aí.
“A região tem aceitado muito bem a nossa marca. Tenho recebido muitos contatos de pessoas interessadas em ser master-franqueados”, conta o empresário Wallace Ricardo, proprietário da marca Showcolate.
Foi por meio de um master-franqueado que a empresa entrou no mercado árabe. Ele é a pessoa responsável pela expansão da marca em uma determinada região. No caso do empresário que assumiu as franquias nos países árabes mencionados, o investimento foi de 500 mil euros.
Segundo Ricardo, ainda há espaço para outros negócios do gênero no Oriente Médio. “Podemos ter outros, em países que não sejam os que já estão comprometidos”, destaca. Ele conta que a franquia de Beirute, por exemplo, fatura em torno de US$ 20 mil mensais. “A maior parte do ganho é do master, que fica com 70% [da receita], e 30% vem para o Brasil”, diz.
O empresário conta que o tipo de sobremesa que sua marca produz, e que já é bem popular entre os brasileiros, foi uma novidade para os árabes. “Não existia naqueles países, mas o pessoal gostou demais, está sendo muito bem aceito”, aponta. Ele revela ainda que foram colocadas frutas locais no cardápio, como a tâmara, para agradar ao paladar dos consumidores árabes. “A tâmara com chocolate cai muito bem para o gosto deles.”
Em breve, Ricardo deve ir para os Emirados para tratar da abertura de mais um quiosque da Showcolate. “Estou planejando minha viagem para acertar a primeira unidade em Dubai”, revela. Segundo ele, os Emirados são o país em que ele vê maior potencial no mundo árabe para o crescimento de seu negócio. “Estou com muita expectativa com essa unidade que vai abrir em Dubai, porque lá é uma vitrine para o mundo”, afirma.
De acordo com Ricardo, apenas nos Emirados, deverão ser abertas 10 unidades de sua marca. Enquanto isso, Arábia Saudita e Catar devem receber seus primeiros quiosques da Showcolate até o final deste ano.
O empresário diz que existem cerca de 90 quiosques de sua marca no Brasil e no exterior. Somente no Brasil, mais 12 devem ser inaugurados até julho. “Estamos em uma fase de expansão muito forte”, afirma.
Com oito anos de existência, a Showcolate está presente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. No exterior, está presente também em Portugal, Chile, Peru, Venezuela, Panamá, México e Colômbia.