Isaura Daniel
São Paulo – As franquias brasileiras saíram de um faturamento de US$ 10,5 bilhões em 2001 para US$ 15,6 bilhões no ano passado. Os dados foram apresentados hoje (29) pelo gerente de Relacionamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Rogério Feijó, no seminário "Os caminhos da Internacionalização de Franquias nos Países Árabes", no auditório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O seminário é organizado pela ABF, Câmara Árabe e Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do Brasil (Apex) dentro de um programa para incentivar a expansão de franquias brasileiras para o mercado árabe. A ABF começou há dois anos, juntamente com a Apex, um projeto de internacionalização das franquias brasileiras.
Atualmente existem no Brasil 971 redes de franquias com 61,8 mil unidades. Oitenta por cento delas são de origem nacional. Segundo Feijó, as franquias brasileiras começaram a se expandir para o exterior há cerca de 20 anos, mas a partir de iniciativas isoladas das próprias empresas. Agora há um esforço coletivo do setor para levá-las para fora do Brasil.

