Alexandre Rocha
São Paulo – O Friboi, maior frigorífico do Brasil, participa pela primeira vez da Gulfood, feira do setor de alimentos que começou no dia 19 e termina hoje (22) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O objetivo da empresa, que ocupa um estande de 36 metros quadrados, é consolidar sua presença no mercado de carne bovina da região.
"Hoje o Oriente Médio é um mercado prioritário para nossa empresa, faz mais de um ano que estamos investindo fortemente nele e por isso é muito importante estarmos presentes na feira", disse o trader da companhia para a região, Luis Rota. Segundo ele, entre 17% e 18% das exportações do Friboi são para a região. Os embarques para o Oriente Médio, sem considerar o Norte da África, cresceram mais de 100% entre 2004 e 2005.
Para Rota, a feira é estratégica, pois oferece contato com importadores não só dos Emirados, mas de todo o Oriente Médio e o Norte da África, incluindo países árabes e não árabes. O evento é considerado também um bom canal para atingir o mercado mundial de alimentos halal, aqueles produzidos de acordo com os rituais islâmicos. De acordo com matéria da Emirates News Agency (WAM), reproduzida recentemente pela ANBA, estima-se que o mercado halal movimentou US$ 150 bilhões no mundo em 2005.
"A feira está espetacular, temos um alto movimento no estande", afirmou Rota. De acordo com ele, atualmente os principais destinos dos produtos do Friboi na região são o Egito, Irã, Arábia Saudita, Israel e Palestina, Líbano, Emirados, Jordânia, Bahrein, Catar e Omã. Antes do início do evento, a organização divulgou que eram esperados 30 mil visitantes de 120 países.
O grupo
O Friboi foi fundado em 1953 em Anápolis, Goiás, e, segundo informações da própria empresa, hoje é o maior exportador de carnes da América Latina e um dos quatro maiores frigoríficos do mundo. Além da carne in natura, a companhia produz alimentos industrializados e em conserva, como hambúrguer, almôndega, milho e ervilha. O frigorífico abate diariamente 16 mil cabeças de bois.
O grupo, hoje sediado em São Paulo, conta também com uma divisão de higiene e limpeza que fabrica sabonetes, detergentes, desinfetantes, amaciantes, sabão de coco e sabão em pó. Ao todo, o Friboi tem 21 unidades espalhadas em oitos estados brasileiros, entre abatedouros e indústrias, além de três fazendas.
No ano passado, a empresa comprou o frigorífico argentino Swift Armour e passou a ter também dois complexos industriais, em Rosário e San José, além de uma sede em Buenos Aires. O Friboi emprega hoje 18 mil funcionários no Brasil e dois mil na Argentina.
Contato
Friboi
Luis Rota, trader
Tel: +55 (11) 3144 4324