São Paulo – O Brasil, terceiro maior produtor mundial de frutas e derivados, terá a partir de hoje (08), em São Paulo, a Feira Internacional de Frutas e Derivados, Tecnologia, Processamento e Logística (Fruit & Log). O evento, que segue até quinta-feira no Expo Center Norte, quer atrair produtores, processadores, exportadores, distribuidores e importadores de todas as partes do mundo.
Realizada pela primeira vez, pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), a Fruit & Log traz mais de 80 expositores, entre associações, cooperativas, produtores e processadores. Entre os destaques do evento estão as Rodadas de Negócios Internacionais, que serão realizadas nos três dias de feira, com 15 compradores de 12 países.
Do mundo árabe, dois importadores dos Emirados Árabes participam dos encontros. Os compradores foram selecionados pelo Ibraf em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Além do mercado árabe, participam compradores da Alemanha, Rússia, Dinamarca, Holanda, Inglaterra, África do Sul, Uruguai, Argentina, Chile, entre outros.
De acordo com informações do Ibraf, as Rodadas de Negócios têm como objetivo ampliar as possibilidades de exportação dos produtores brasileiros, de promover e estimular a cooperação comercial e industrial, a transferência de tecnologia e a criação de corporações mistas entre pequenas e médias empresas.
O Ibraf e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) convidaram jornalistas estrangeiros para a cobertura da feira. Entre as publicações convidadas está a revista Food Business Gulf&Middle East, que circula por todo o Oriente Médio e é distribuída para compradores de alimentos e bebidas, importadores de alimentos frescos e processados, além de restaurantes e hotéis.
Na abertura da feira, entre os convidados estará o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que fará uma apresentação aos compradores internacionais e jornalistas sobre a economia brasileira. Comércio exterior, setores potenciais e oportunidades de investimentos, serão alguns dos temas abordados por Alaby.
Perfil do setor
O Brasil produz 43 milhões de toneladas de frutas por ano, ficando atrás apenas da China (175 milhões de toneladas) e da Índia (57 milhões). O país é responsável por 60% das exportações de suco de laranja do mundo. Da produção total brasileira de frutas, 30% é destinada ao mercado externo. Desse volume, 18 milhões de toneladas são de laranja, das quais 80% vão para as indústrias e geram mais de US$ 1,2 bilhão em exportação.
De janeiro a julho, o Brasil exportou US$ 20 milhões em frutas aos países árabes, o que representou um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passando, quando as vendas do setor tiveram uma queda de 18%. As frutas mais embarcadas para o mercado árabe foram maças, limões e castanhas, além do suco de laranja.
O setor emprega 5,6 milhões de pessoas, o que equivale a 27% da mão-de-obra agrícola. Gera oportunidades de dois a cinco postos de trabalho na cadeia produtiva por hectare cultivado e está fundamentado em pequenas e médias propriedades.
Serviço
Fruit&Log
Local: Expo Center Norte
Data: de 08 a 10 de Setembro
Horário: das 10 às 20 horas
Informações: + 55 (11) 2226-3161
E-mail: fruit&log@francal.com.br
Site: www.fruitelog.com.br