São Paulo – O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, quer promover uma missão comercial aos Emirados Árabes Unidos em novembro deste ano. O tema foi discutido nesta sexta-feira (27), em Florianópolis, durante uma reunião entre o governador, o embaixador dos Emirados em Brasília, Youssuf Ali Al-Usaimi, e o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby.
“Ele pretende viajar com uma delegação de empresários para visitar Dubai e Abu Dhabi”, disse o embaixador à ANBA. “E será muito bem vindo. Vamos organizar visitas a entidades, como câmaras de comércio e departamentos de turismo, e encontros de negócios para os empresários”, acrescentou.
O motivo da viagem ser em novembro é para coincidir com a realização da feira do ramo de construção Big 5 Show, em Dubai, que terá participação brasileira organizada pela Câmara Árabe e pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex). “Isso será muito bom, haverá possibilidades nas áreas de comércio, investimentos e turismo”, destacou Usaimi.
A iniciativa deve ter o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), que nos últimos dois anos realizou missões comerciais ao país na mesma época, com foco especial no setor de material de construção.
As exportações de Santa Catarina aos Emirados renderam US$ 41,3 milhões nos primeiros cinco meses deste ano. Os principais produtos embarcados foram carnes, máquinas e peças, conservas e embutidos, veículos, madeira, produtos de cerâmica para construção e material elétrico. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
As importações de mercadorias dos Emirados no mesmo período somaram apenas US$ 784 mil, sendo que os principais itens da pauta foram peças de vestuário.
Dubai aqui
Outro assunto discutido na reunião foi a realização, em março de 2009, de uma missão da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai ao Brasil. Segundo o embaixador, a delegação de empresários vai passar por São Paulo, provavelmente Rio de Janeiro e ele quer sugerir também uma ida a Santa Catarina.
O evento da Câmara de Dubai, segundo o diplomata, vai servir para colocar frente a frente empresários dos dois países e alavancar as oportunidades de negócios.