São Paulo – As relações do Bahrein com Santa Catarina foram discutidas em um encontro entre o governador do estado, Jorginho Mello (PL), e o embaixador do país árabe no Brasil, Bader Alhelaibi. Os dois conversaram sobre como aperfeiçoar a cooperação e o comércio entre Santa Catarina e o país árabe. Também falaram sobre investimentos. Na foto acima, Jorginho (esq.) e Alhelaibi (dir.).
O embaixador destacou o desenvolvimento e crescimento das relações bilaterais entre o Bahrein e o Brasil em vários campos e níveis, em especial no comércio bilateral, que apresentou progressos notáveis nos últimos cinco anos, além das visitas de autoridades de alto nível, da coordenação no nível político e várias outras vias.
Alhelaibi observou que no próximo ano ocorrerão as celebrações do Jubileu de Ouro do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países e essas comemorações serão o apogeu das realizações palpáveis que já foram alcançadas. As nações estabeleceram suas relações diplomáticas em 1974.
O estado de Santa Catarina fica no sul do Brasil e tem importante peso econômico, político e turístico no País, além de localização estratégica, com importantes portos para escoamento de mercadorias. Santa Catarina é um dos estados brasileiros que fornece produtos ao mercado árabe.